Estudantes da Escola Municipal Jacinta Medela visitam o Parque Orla de Piratininga

Os estudantes da Escola Municipal Jacinta Medela, no Fonseca, participaram, na última semana, de uma aula-passeio no Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis, na Região Oceânica de Niterói. A visita fez parte do projeto “Niterói – Águas Escondidas: conhecimento, educação, aprendizado, preservação e lazer”, realizado pela escola. Além do parque, as crianças do 5º ano puderam conhecer alguns pontos turísticos da cidade e saber mais das suas histórias.

Na companhia do graduando em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pedro Sodré, as professoras Iracema Duarte e Vanessa Moraes, e a professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), doutora Cátia Lacerda, os alunos passaram pelo Museu de Arte Contemporânea (MAC), pelo Caminho Niemeyer e praias da Região Oceânica da cidade.

No Parque Orla, a criançada andou pelas passarelas suspensas, visualizou a lagoa, os jardins filtrantes e o berçário dos jacarés. A visita guiada ampliou o conhecimento curricular e trouxe novos aprendizados sobre diferentes espécies de plantas, preservação, meio ambiente e os animais.

A professora Vanessa Moraes, responsável por idealizar o projeto, reforçou que a atividade proporciona novas experiências para os estudantes.

“O objetivo do projeto é proporcionar a construção de conhecimentos, elencados no currículo base para este ano de escolaridade, através de vivências que o parque oferece. As crianças mostraram encantamento ao descobrir tantas novidades e perceber nos espaços os conhecimentos que vêm adquirindo na escola”, contou, destacando que também são articulados aprendizados sobre mapas, biodiversidade, sustentabilidade, equilíbrio ambiental e lixo.

Já a professora Iracema, que se uniu a Vanessa para a realização das atividades, declarou que o projeto é feito com suas respectivas turmas e é uma forma de aproximar o currículo escolar da vida das crianças.

“Trabalhei nas áreas de Ciências e Geografia, falando sobre sustentabilidade e meio ambiente, mostrando mapas da cidade, apontando pontos turísticos e como são os bairros, para que eles se sentissem pertencentes à nossa cidade. As crianças ficam maravilhadas, e em seguida damos continuidade ao projeto. Elas irão escrever redações com as experiências e o que sentiram no passeio”, concluiu.

A diretora geral da unidade, Myrna Campos, destacou que esta foi uma iniciativa da escola para que as crianças pudessem conhecer a cidade onde vivem.

“As crianças podem conhecer a cidade através do aparato cultural disponível, como os museus, praias e pontos turísticos. Aproximando as crianças da área urbana e do ambiente natural de Niterói. Ao mesmo tempo, que os conteúdos curriculares são trabalhados de forma prática e interdisciplinar”, declarou.

Após o momento de aprendizado, os estudantes realizaram atividades ao ar livre, com jogos e brincadeiras. Também fizeram um piquenique, utilizando os alimentos selecionados pela equipe de nutrição da Fundação Municipal de Educação (FME), e enviados para a unidade. No caminho de retorno à escola, os estudantes fizeram ainda uma parada no mirante do Sossego, em Piratininga.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support