Estudantes da Escola Municipal Jacinta Medela visitam o Parque Orla de Piratininga

Os estudantes da Escola Municipal Jacinta Medela, no Fonseca, participaram, na última semana, de uma aula-passeio no Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis, na Região Oceânica de Niterói. A visita fez parte do projeto “Niterói – Águas Escondidas: conhecimento, educação, aprendizado, preservação e lazer”, realizado pela escola. Além do parque, as crianças do 5º ano puderam conhecer alguns pontos turísticos da cidade e saber mais das suas histórias.

Na companhia do graduando em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pedro Sodré, as professoras Iracema Duarte e Vanessa Moraes, e a professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), doutora Cátia Lacerda, os alunos passaram pelo Museu de Arte Contemporânea (MAC), pelo Caminho Niemeyer e praias da Região Oceânica da cidade.

No Parque Orla, a criançada andou pelas passarelas suspensas, visualizou a lagoa, os jardins filtrantes e o berçário dos jacarés. A visita guiada ampliou o conhecimento curricular e trouxe novos aprendizados sobre diferentes espécies de plantas, preservação, meio ambiente e os animais.

A professora Vanessa Moraes, responsável por idealizar o projeto, reforçou que a atividade proporciona novas experiências para os estudantes.

“O objetivo do projeto é proporcionar a construção de conhecimentos, elencados no currículo base para este ano de escolaridade, através de vivências que o parque oferece. As crianças mostraram encantamento ao descobrir tantas novidades e perceber nos espaços os conhecimentos que vêm adquirindo na escola”, contou, destacando que também são articulados aprendizados sobre mapas, biodiversidade, sustentabilidade, equilíbrio ambiental e lixo.

Já a professora Iracema, que se uniu a Vanessa para a realização das atividades, declarou que o projeto é feito com suas respectivas turmas e é uma forma de aproximar o currículo escolar da vida das crianças.

“Trabalhei nas áreas de Ciências e Geografia, falando sobre sustentabilidade e meio ambiente, mostrando mapas da cidade, apontando pontos turísticos e como são os bairros, para que eles se sentissem pertencentes à nossa cidade. As crianças ficam maravilhadas, e em seguida damos continuidade ao projeto. Elas irão escrever redações com as experiências e o que sentiram no passeio”, concluiu.

A diretora geral da unidade, Myrna Campos, destacou que esta foi uma iniciativa da escola para que as crianças pudessem conhecer a cidade onde vivem.

“As crianças podem conhecer a cidade através do aparato cultural disponível, como os museus, praias e pontos turísticos. Aproximando as crianças da área urbana e do ambiente natural de Niterói. Ao mesmo tempo, que os conteúdos curriculares são trabalhados de forma prática e interdisciplinar”, declarou.

Após o momento de aprendizado, os estudantes realizaram atividades ao ar livre, com jogos e brincadeiras. Também fizeram um piquenique, utilizando os alimentos selecionados pela equipe de nutrição da Fundação Municipal de Educação (FME), e enviados para a unidade. No caminho de retorno à escola, os estudantes fizeram ainda uma parada no mirante do Sossego, em Piratininga.