Clean Up Day: Centenas de pessoas participaram de limpezas de praias e rios

O sábado de sol foi o ponto alto para centenas de pessoas se reunirem nos 13 pontos de mobilização, organizados pela Prefeitura de Niterói, para a atividade de limpeza de praias e rios. A edição do Clean Up Day de 2023, Dia Mundial da Limpeza, levou grupos de escolas, famílias, amigos e amantes da natureza para as Praias do Sossego, Camboinhas, Itacoatiara, Itaipu, Piratininga, Prainha de Piratininga, Boa Viagem, Icaraí, São Francisco, Charitas, Jurujuba, Lagoa de Piratininga e Morro do Morcego, neste dia 16.

“Niterói vem aderindo e fazendo sua parte há muitos anos. É um dia simbólico, na verdade, para a gente reafirmar o nosso compromisso, de todo dia, com a limpeza, com o cuidado, com o controle ambiental e de conscientização e educação das nossas crianças. Vivemos em um cenário muito preocupante que é a questão dos plásticos nos oceanos. Então a gente, cada vez mais, precisa conscientizar sobre esse controle, sobre a importância da preservação e manutenção do planeta para a atual e futuras gerações”, ressaltou Rafael Robertson, Secretário de Meio Ambiente, Recursos Humanos e Sustentabilidade de Niterói.

A atividade é uma forma de chamar a atenção sobre a necessidade de preservar e cuidar do meio ambiente. Natália de Souza Coelho, 18 anos, participou da limpeza na Praia de São Francisco.

“Eu acho que é muito importante a gente cuidar da natureza e poder ajudar o meio ambiente”, disse.

A Praça do Rádio Amador, que fica em São Francisco, foi um outro lugar onde aconteceram diversas atividades lúdicas e de conscientização em prol do Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias e atraiu adultos, jovens, crianças e idosos. A banda Gira Saia tomou conta do palco enquanto as pessoas participavam das oficinas, atividades esportivas e exposições de produtos sustentáveis.

A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) marcou presença com uma tenda de reciclagem, exposição, distribuição de mudas e lápis sementes. A companhia é a responsável pela coleta de lixo residual, programa de coleta seletiva e doação do material coletado seletivamente para as cooperativas de catadores, ajudando na preservação ambiental e na inserção social.

Uma das novidades da edição deste ano é a máquina destinada à coleta de embalagens pós-consumo, incluindo alumínio, vidro, plástico, aço, longa vida e PET, além da participação dos grupos de Canoa Havaiana, Hoa Aloha, Eco Paddle e Calango na limpeza da praia do Morro do Morcego.

O evento do Clean Up Day, em Niterói, conta com a parceria da concessionária Águas de Niterói, Sesc / Senat, Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Plaza Shopping, Grupo Alma Quiosque Itacoá, Itacoatiara-Pró, Fundação de Artes de Niterói (FAN), administrações regionais, além de entidades educacionais, representantes da sociedade civil, ONGs e empresas da cidade.