V Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência acontece na próxima terça-feira em Niterói

Niterói vai sediar, na próxima terça-feira (24), a V Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência. Com o tema “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Construindo um Brasil mais Inclusivo”, o evento vai debater estratégias para manter e aprimorar a inclusão das pessoas com deficiência nas políticas públicas do município.

A conferência vai acontecer na Igreja Metodista Wesleyana, na rua Barão de Amazona, 207, Centro de Niterói, das 08h às 17h. A subsecretária municipal de Acessibilidade, Simone Capella, destaca a importância da proposição de medidas para garantir a equidade de oportunidades e eliminar as barreiras que dificultam a participação de pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida na sociedade.

“Não tem como falar de inclusão sem falar de acessibilidade. A Secretaria de Acessibilidade de Niterói está envolvida diretamente nessa organização, levantando todo o tema e toda a equipe técnica que vai estar atuando e discutindo os eixos. Esse ano são cinco eixos que serão abordados para trazer um olhar bem amplo e completo em relação à acessibilidade e à inclusão. O responsável pela organização é o Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência, o Compede, que é o órgão deliberativo e fiscalizador da política municipal do direito da pessoa com deficiência. Ele tem uma composição paritária entre governo e sociedade civil, para discutir não só o olhar da política pública que está sendo desenvolvida, mas também ouvir a população”, destacou Simone Capella, que também é conselheira do Compede.

A V Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência é organizada pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Compede, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES). Para participar, basta fazer a inscrição pelo link: https://forms.gle/wmnToZ1RGGhKTxAr6