Niterói terá Seminário e Workshop Internacional sobre Parentalidades e Vulnerabilidades

Niterói recebe, quinta (26) e sexta-feira (27), o Seminário e Workshop Internacional sobre Parentalidades e Vulnerabilidades. O evento acontece no Hotel H e é destinado a pesquisadores, profissionais e estudantes das áreas da saúde, da educação, da psicologia e da psicanálise. O encontro é promovido pela Prefeitura de Niterói, a Secretaria Municipal de Saúde, o Pacto Niterói contra a Violência e o Programa Escola da Família, em parceria com a  Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC), a Universidade de Brasília, a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Rede Parentalidade e Vulnerabilidade.

O Seminário e Workshop tem o objetivo de fomentar debates interdisciplinares sobre as práticas de intervenção e as concepções teóricas sobre a parentalidade e suas vulnerabilidades. O evento terá a participação massiva de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Niterói. A gerente da Escola da Família do Pacto Niterói contra a Violência, Maria José Soares Pereira, explica que o período da infância é de suma importância na constituição da subjetividade e os contecimentos desse estágio da cida deixam marcas que continuam a vigorar para o sujeito e podem delinear seus passos ao longo de toda sua trajetória.

A gerente da Escola da Família do Pacto Niterói contra a Violência, Maria José Soares Pereira, explica que o período da infância é de suma importância na constituição da subjetividade e os acontecimentos desse estágio da vida deixam marcas que continuam a vigorar para o sujeito e podem delinear seus passos ao longo de toda sua trajetória.

“A importância do seminário para o projeto Escola da Família é que ele vai possibilitar trocas e um aprofundamento de temas importantes para o desenvolvimento do projeto, no que diz respeito à parentalidade, no que diz respeito às relações familiares, às trocas, o cuidado com as crianças no seu desenvolvimento, isso desde a gestação, desde o princípio da vida. E, nesse sentido, poder oferecer aos nossos profissionais que implementam o projeto Escola da Família ferramentas mais qualificadas, mais potentes, no sentido de. É lidar com as famílias e, sobretudo, no cuidado e no desenvolvimento da primeiríssima infância.  Pretendemos que nossos profissionais saiam do seminário mais fortalecidos, com maior compreensão.É processo reflexivo, de temática complexa, então é importante que eles sintam esse apoio durante as intervenções e possam atingir de forma mais qualificada os nossos usuários, que são as gestantes, as famílias, os pais, os cuidadores, as famílias de modo geral, quem tem a função de cuidado, de cuidado parental com relação as crianças”, diz Maria José Soares Pereira.

Os estudos atuais sobre a parentalidade serão discutidos durante o evento. Os recentes trabalhos ampliam o olhar para a complexidade das relações familiares e para as diversas configurações de família – monoparentais, homoafetivas, matrimoniais ou reconstituídas, que representam novos desafios diante da violência intrafamiliar, do racismo e da exclusão social.

Programação completa e inscrições: https://www.formacaoparentalidade.com/

Serviço:
Seminário e Workshop Internacional Parentalidades e Vulnerabilidades