Oficina para educadores vai debater a escravidão nos períodos colonial e imperial em Niterói

O curso História de Niterói: 450 Anos de Muitas Histórias promove a oficina “A escravidão na Banda d’Além nos séculos XVI ao XIX”. A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Instituto Histórico e Geográfico de Niterói (IHGN) e a Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Os encontros vão acontecer nos dias 1º, 8 e 29 de novembro, às 14h, no auditório da Universo, no Centro de Niterói.

As aulas serão ministradas pela doutora e mestre em História Social (UFRJ), Márcia Amantino. A proposta é discutir o sistema socioeconômico que moldou a sociedade brasileira e que ainda se encontra presente. A temática vai abordar os períodos colonial e imperial com pesquisas atuais sobre a escravidão na Banda d’Além, região que englobava Niterói.

A oficina acontece via Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense, terá a carga horária de 9 horas e dará certificação. Podem participar professores da Rede Municipal de Educação, historiadores, pesquisadores e outros interessados no tema proposto.  

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 21-967487726. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail: memorial@educacao.niteroi.rj.gov.br. A Universo fica na Rua Marechal Deodoro, nº 217, Bloco A, Centro, Niterói.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support