Niterói avança em política pública de saúde mental 

A Prefeitura de Niterói inaugurou, nesta sexta-feira (17), as novas sedes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool Outras Drogas Alcenir Veras (CAPS-AD 24 horas) e do Centro de Cultura e Convivência de Niterói (CCCN) Dona Ivone Lara, ambas no Fonseca. O CAPS-AD 24 horas agora oferece atendimento ininterrupto, incluindo finais de semana e feriados. Localizada em um espaço amplo, o centro conta com áreas destinadas a atividades ao ar livre, espaço para oficinas de culinária, música e artesanato como forma de envolver os pacientes.

A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, destacou a importância da entrega das duas unidades e reforçou que o novo CAPS AD III é uma resposta às necessidades crescentes de uma assistência integral em saúde mental na cidade.

“São entregas muito importantes e que possuem espaços adequados para o acolhimento e atendimento, além do trabalho de integração e socialização dos usuários da saúde mental e seus familiares. Esse momento simboliza o esforço contínuo da Prefeitura de Niterói em promover saúde, cultura e bem-estar para seus cidadãos”, enfatizou Anamaria Schneider.

O CAPS AD, voltado para o atendimento de adultos, possui 734 usuários cadastrados. As equipes realizam acolhimento, atendimento em crises, atendimento multidisciplinar aos usuários e familiares, oficinas terapêuticas, oficinas de geração de renda, oficinas de práticas corporais, redução de danos, atividades territoriais, oferta de lazer e cultura.

A nova sede do CAPS AD III Alcenir Veras da Silva possui oito leitos de acolhimento noturno para situações de maior complexidade, o que representa uma nova fase no cuidado extra-hospitalar em saúde mental. O nome da unidade é uma homenagem ao profissional Alcenir Veras da Silva, um pioneiro na área de redução de danos em Niterói, cujo legado continua a inspirar a prática de saúde mental na comunidade.

Luciano Apúlio frequenta o CCCN há um ano e elogiou a iniciativa. “Comecei a frequentar o Centro de Convivência no final do ano passado e sempre gostei bastante. Com a inauguração desse novo local, teremos mais espaço para nossas atividades e já me sinto mais à vontade aqui. Pelo que eu vi até agora está perfeito”, explicou Luciano.

Pedro Lima, diretor-geral da FeSaúde e responsável pela gestão da Rede de Atenção Psicossocial de Niterói, comentou sobre a apresentação. “O trabalho tem como fundamentos a assistência e o cuidado das pessoas em população de rua a partir do cuidado integral, singular e técnico capacitado. A abordagem se dá via equipe de Atenção Psicossocial dentro da lógica da redução de danos e do cuidado em liberdade, direção essencial da política nacional de Saúde Mental”, afirmou Pedro Lima.

A nova unidade do Centro de Cultura e Convivência de Niterói Dona Ivone Lara será um polo vibrante de criatividade e expressão. Equipada com salas para oficinas de arte e culinária, a unidade oferece um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades e a promoção da interação social. As principais atividades desenvolvidas pelo Centro de Convivências são as oficinas artísticas Musicar-se e Imaginação e Artesanato; a oficina de lazer assistido Encontrarte; a oficina corporal Corpo em Movimento; além de oficinas de geração de renda e Grupo de Apoio ao Trabalho.

A escolha do nome Dona Ivone Lara é uma homenagem à notável trajetória dessa artista e profissional de saúde mental. Antes de se consagrar como uma das maiores sambistas do Brasil, Dona Ivone Lara se dedicou à saúde mental, atuando no Centro Psiquiátrico Nacional D. Pedro II, no Engenho de Dentro, sob a supervisão da renomada médica Nise da Silveira. Sua história, marcada pela superação após ficar órfã ainda jovem, é uma inspiração. Dona Ivone Lara formou-se em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e iniciou sua carreira no Engenho de Dentro aos 25 anos, onde trabalhou por três décadas. Sua contribuição ao campo da saúde mental e sua paixão pela música fazem dela uma figura emblemática, que simboliza a união entre arte e cuidado humano.

Foto: Bruno Eduardo Alves

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support