Niterói 450: Prefeitura entrega reforma e ampliação do Médico de Família do Maravista

Os moradores do Maravista, na Região Oceânica, receberam, nesta quinta-feira (23), a unidade do Médico de Família Com. Manuel Piñeiro Losada totalmente reformada. A entrega ocorreu um dia após o aniversário de 450 anos da cidade. A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inaugurou as obras de reforma e ampliação do módulo do Programa Médico de Família (PMF) Maravista, que recebeu um investimento de R$ 661.388,52. As obras incluíram a reorganização dos espaços; a requalificação dos ambientes com a substituição de revestimentos, esquadrias e forro; e a instalação de novo mobiliário e equipamentos.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou que a nova unidade recebeu obras de modernização que vão melhorar o serviço prestado à população.

“Esse é um momento muito especial. A entrega desta obra é também a entrega de mais um serviço que a Prefeitura presta à população de Niterói. Não podíamos entregar esse espaço sem as obras de contenção de encostas para dar segurança e proteger a população, o equipamento público e as casas que estão em cima. Já investimos quase R$ 1 bilhão em obras de resiliência na cidade. São obras que salvam vidas. Além da reforma e ampliação, a unidade está totalmente modernizada e informatizada, o que vai melhorar a qualidade do serviço prestado aos niteroienses”, enfatizou Axel Grael.

A nova unidade foi totalmente reformada, com uma ampliação de aproximadamente 30 metros quadrados e hoje passa a ter cerca de 180 metros quadrados. As obras seguiram os parâmetros de acessibilidade com a reforma e ampliação do sanitário, assim como todas as portas e passagens com as dimensões necessárias para o deslocamento de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A reforma da rampa de acesso à unidade, com novo guarda-corpo e corrimãos, garante o conforto e segurança para os usuários. Além disso, há a sinalização tátil horizontal no piso até o balcão de atendimento (que possui altura compatível com o cadeirante) e até a entrada do sanitário acessível.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, a inauguração das obras do PMF Maravista demonstra o compromisso com a população.

“Quero agradecer a dedicação, o carinho e a compreensão da população e dos nossos funcionários. Neste último ano, ficamos com a unidade fechada para reforma e atendendo em um espaço provisório. Hoje é um dia muito especial. A entrega do módulo do Médico de Família do Maravista e dessa encosta demonstra o compromisso com a população. A unidade está nova, bonita, climatizada, organizada e confortável. Para além dos materiais, dos atendimentos, dos equipamentos, temos também prontuário eletrônico e uma unidade toda digitalizada e com acesso à internet wi-fi para cuidar da saúde das pessoas”, afirmou Anamaria Schneider.

O PMF Maravista conta com três equipes, cada uma formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

A unidade possui consultórios clínicos, consultório de saúde bucal, escovário, sala de vacina, dispensário de medicamentos, sala de esterilização, sala de procedimento, sala dos agentes comunitários de saúde e almoxarifado.

Nas intervenções também houve adequação do sistema elétrico para a nova demanda de energia, instalação de novas luminárias de LED, adequação para a implantação do sistema informatizado e de prontuários eletrônicos e instalação de novo sistema de climatização do tipo split e exaustão mecânica. A unidade possui ainda extintores de incêndio sinalizados e iluminação de emergência.

Toda cobertura de telhas cerâmicas foi substituída por telhas do tipo “sanduíche”, termoacústicas, portanto, mais eficientes na dispersão do calor e com maior resistência mecânica.

Nas áreas externas e no pátio aos fundos do terreno, o piso foi reconstituído e regularizado, com a ampliação do terreno para atividades ao ar livre.

Contenção de encostas – A Prefeitura de Niterói também investiu em uma obra de contenção de encosta aos fundos do terreno, de modo a garantir a segurança das edificações do entorno e das pessoas que habitam ou se utilizam desses espaços.

As obras foram realizadas pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa). O local recebeu uma cortina atirantada em concreto armado, que cobre uma área de 210 metros quadrados e solo grampeado em concreto projetado. Além da contenção, foram construídas novas canaletas de drenagem e guarda-corpo. O investimento total foi de R$ 968 mil.

Estiveram presentes na inauguração o assessor Especial de Assuntos Parlamentares do Ministério da Saúde, Chico D’Angelo; o presidente da FeSaúde, Pedro Lima; a vice-presidente de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família , Maria Célia Vasconcellos; o secretário da Região Oceânica, Binho Guimarães; a diretora de Atenção à Saúde da FeSaude, Stefânia Soares; o secretário de Defesa Civil e Geotecnia, Walace Medeiros; o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Rafael Robertson; os vereadores Anderson Pipico e Folha, além de funcionários da unidade, lideranças comunitárias e a população do entorno.

Foto: Luciana Carneiro