Exposição que reúne obras de pacientes do HPJ no Museu Janete Costa é prorrogada até o final do mês

A  exposição “As Artes e os seus destinos”, que estreou em dezembro e teve a sua temporada no Museu Janete Costa de Arte Popular, que reabre após recesso de fim de ano na próxima segunda-feira (08), foi  prorrogada  até o próximo dia 28 de janeiro. Ela apresenta ao público obras oriundas das Oficinas de Artes Colagistas, realizadas durante todo o segundo semestre de 2023 no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba (HPJ), que mostram todo o talento artístico dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Niterói.

A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider destacou a oportunidade do trabalho feito pelos usuários poder estar acessível para o público. “É muito importante para essas pessoas ver o seu trabalho artístico em evidência e sendo reconhecido pelo público. Esse é um importante passo no processo de integração e socialização dos usuários da saúde mental, tendo acesso não só à saúde, mas também à cultura e bem-estar”, enfatizou.

O presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), Fernando Brandão, fez questão de valorizar a parceria entre as secretarias nesse processo.

“Através dessa interlocução das artes com a saúde. Principalmente essa atenção psicossocial, você tem o HPJ que é uma referência para todos nós e você tem também a UFF envolvida nesse processo, pra gente é muito grandioso e muito valioso”, avalia.

Sérgio Bezz, diretor do HPJ, explicou que a exposição faz parte do trabalho de acolhimento que o hospital faz e que permite a possibilidade dos pacientes, que muitas vivem no seu mundo particular e subjetivo, criarem através da música, literatura, teatro ou aqui neste caso, o das artes.

“Esses pacientes a partir da sua produção passam a ter um pertencimento a um campo da cultura e das artes como artistas efetivamente, isso pode gerar para muitos deles uma função de existência que é fundamental. Há todo um argumento em torno dessa exposição que é a relação dos pacientes com a comunidade, este campo intersetorial que a gente trabalha é parte do próprio conceito da saúde que não fica mais restrito a abordagem da doença, mas sim como um conceito que é multifatorial e que implica com fatores da cultura, moradia, educação, o cuidado com o corpo e também essa via das artes. Isso tudo é saúde”, explica.

A exposição foi organizada pelo Laboratório das Artes, uma parceria entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Secretaria Municipal de Saúde, através da Assessoria Cultural do HPJ, coordenado pela psicóloga Clara Lobo.

“Ela traz obras, invenções e relatos de processos artísticos daquelas e daqueles que têm suas vidas marcadas tanto pelos serviços de saúde mental, quanto pelos encontros com a arte. Entendendo a arte como gesto e como resto capaz de instaurar processos materiais e imateriais a partir do ordinário e do extraordinário do cotidiano”, afirma.

Serviço:

As Artes e Seus Destinos
Abertura: Quarta-feira, dia 13 de dezembro de 2023, às 11h

Visitação: 13 de dezembro a 28 de janeiro de 2024
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h

Evento gratuito
Classificação: livre

Local: Museu Janete Costa de Arte Popular
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 178 – São Domingos, Niterói

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support