Prefeitura de Niterói conversa sobre parcerias com a Marinha brasileira

O prefeito de Niterói, Axel Grael, visitou, nesta quarta-feira (10), a Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) da Marinha, na Ponta D´Areia. Acompanhado de secretários, o prefeito conversou sobre parcerias com o vice-almirante Carlos André Coronha Macedo, diretor de Hidrografia e Navegação.

Axel Grael visitou o Centro de Hidrografia da Marinha e conheceu a área de Cartografia e a Sala de Informações de Segurança Marítima, onde funciona o serviço de meteorologia. O prefeito destacou que uma aproximação com a Marinha é muito positiva para Niterói.

“Nossa cidade tem uma história muito próxima com o mar. Somos a sede da Esquadra Brasileira e da Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha. A cidade tem a mais forte indústria naval no país e é referência nos esportes náuticos. Um município litorâneo empenhado em incentivar os empreendimentos ligados à economia marítima. Temos muita complementariedade. Uma sinergia que podemos potencializar com secretarias como Ciência, Tecnologia e Inovação, e Defesa Civil. A Marinha desenvolve um amplo trabalho de pesquisa e informações em todo o país. É uma experiência de décadas de trabalho que pode nos ajudar a entender alguns episódios climáticos que a cidade tem enfrentado nos últimos meses. Vamos trabalhar em parceria pelo bem comum”, afirmou Axel Grael.  

O secretário municipal de Defesa Civil e Geotecnia, Walace Medeiros, ressaltou que, diante do cenário de mudanças climáticas e da necessidade de melhorar constantemente o sistema de monitoramento meteorológico, o município vem investindo no aprimoramento dos seus equipamentos. O secretário reforçou a relevância de uma parceria com a Marinha.

“Os dados, as avaliações e os sensores que a Marinha possui são de excelência. Por exemplo, para identificar velocidade de vento na área da Baía de Guanabara, e para saber a temperatura da água do mar. São instrumentos que fornecem dados muito importantes e que podem contribuir muito com a nossa avaliação das condições meteorológicas. Com esta parceria, vamos ter melhores condições para prever fenômenos extremos e emitir alertas com mais segurança e eficiência”, disse Walace Medeiros.

Também estiveram presentes na visita à Marinha a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa; a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Valéria Braga, e o secretário de Administração, Luiz Vieira.

O prefeito e os secretários também conheceram o Espaço de Memória Histórica da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), que possui documentos históricos de cartografia, maquetes de navios de pesquisa e outros objetos. O espaço deverá ser aberto à visitação pública este ano. A última parada da visita foi o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico Vital de Oliveira.        

Foto: Luciana Carneiro

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support