Niterói participa da cerimônia pelos 15 anos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea)

O prefeito de Niterói, Axel Grael, participou, nesta quinta-feira (11), no Museu do Amanhã, no Centro do Rio, da cerimônia pelos 15 anos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O evento teve a presença do governador em exercício e secretário estadual do Ambiente, Thiago Pampolha. A solenidade reuniu dirigentes, ex-dirigentes e servidores do Instituto ao longo destes 15 anos.

O prefeito Axel Grael tem uma relação especial com o Inea já que teve atuação direta na concepção do que hoje é o órgão estadual.

“O Inea surgiu da fusão da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema), do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla), que eram três órgãos ambientais que, na época, tinham estruturas organizadas por agendas. A partir do Inea, todos ficaram integrados. Fui presidente da Feema duas vezes e presidente do IEF uma vez. A gente tem um carinho muito grande pela história da estrutura ambiental do estado. Na minha segunda passagem pela Fundação, fui o gerente de criação do Inea. Ajudamos a idealizar o novo órgão com uma nova forma de abordar a questão ambiental. É muito bom rever pessoas que fizeram parte desta trajetória”, afirmou Axel Grael.

O prefeito lembrou que, hoje, o município de Niterói tem algumas parcerias com o Inea.

“Temos parcerias na área da balneabilidade. Temos parcerias na recuperação das lagoas de Piratininga e Itaipu. Temos uma parceria importante na gestão do Parque Estadual da Serra da Tiririca. São várias frentes de cooperação com o Instituto em Niterói”, acrescentou o prefeito.

O Inea foi criado em 2007 e implantado em 12 de janeiro de 2009.

Foto: Alex Ramos

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support