Pagamento do mês de janeiro da Moeda Social Arariboia será realizado nesta quinta-feira, dia 11

O pagamento do mês de janeiro da Moeda Social Arariboia, programa de transferência de renda da Prefeitura de Niterói, será realizado nesta quinta-feira, dia 11. O benefício de transferência de renda permanente criado há dois anos pela prefeitura é uma das ações municipais no combate às desigualdades sociais. A Moeda Social Arariboia é um importante instrumento para o desenvolvimento econômico e social das comunidades e para a promoção de meios para a erradicação da pobreza e a geração de emprego e renda para as camadas mais vulneráveis.

A Moeda Arariboia alcança atualmente mais de 92 mil pessoas.  O valor do benefício varia conforme o número de membros da família. O valor inicial, para o primeiro membro, é de 293 Arariboias. A partir daí, cada membro recebe um adicional de 106 Arariboias por pessoa até mais cinco pessoas, totalizando 6 integrantes de uma mesma família, com valor máximo de 823 Arariboias, para famílias com seis membros ou mais. Ao todo, são 37 mil famílias beneficiadas, com um investimento de R$ 16 milhões ao mês.

Para ser elegível ao programa, a família precisa estar dentro do corte de renda que configure a situação de pobreza ou extrema pobreza definida pelas regras do Bolsa Família (R$ 218 por pessoa), além de ser cadastrada no CadÚnico, atualizado pelo Governo Federal, de onde é extraída a base de dados do programa. Mais do que um programa social de transferência de renda, a Moeda Social busca capacitar os beneficiários em oficinas de capacitação e geração de renda nas unidades dos Bancos Arariboias, de forma a dar um caminho para que as famílias possam ter novas oportunidades.

Os comerciantes e prestadores de serviços também são foco da Moeda Social já que a moeda só é válida na cidade e grande parte dos beneficiários em vulnerabilidade social vivem nas regiões periféricas. A cidade conta com mais de 5,7 mil empreendimentos cadastrados e aptos a aceitarem pagamento em Arariboia.