Prefeito Axel Grael acompanha de perto preparativos para o desfile da Unidos do Viradouro

O prefeito de Niterói, Axel Grael, visitou, nesta quinta-feira (25), o barracão da Unidos do Viradouro na Cidade do Samba, no Rio, e acompanhou de perto os preparativos para o desfile do Carnaval de 2024. A vermelho e branco de Niterói levará para a avenida o enredo “Arroboboi, Dangbé”, sobre a energia do culto ao vodum serpente.

Durante a visita, o prefeito Axel Grael conversou com artistas, aderecistas, com o carnavalesco Tarcísio Zanon e conferiu detalhes de carros alegóricos e fantasias.

“Ver de perto a indústria da cultura que tem aqui é uma satisfação enorme. Poder conhecer de perto todo o trabalho, o esmero, da equipe da Viradouro tem para produzir o desfile é uma aula. A Viradouro é um orgulho da nossa cidade e quando ela entra na avenida não tem um niteroiense que não se emocione. E esse ano eu tenho certeza que não será diferente, porque o que está sendo preparado aqui, certamente vai emocionar”, aposta o prefeito Axel Grael.

O “Arroboboi, Dangbé” que a Viradouro levará para avenida se manifestou desde as épicas batalhas na Costa ocidental da África e influenciou as lutas das guerreiras Mino, do reino de Daomé, iniciadas espiritualmente pelas sacerdotisas voduns, dinastia de mulheres escolhidas por Dangbé. A energia do culto se estabeleceu no Brasil com a instalação de terreiros na Bahia por Ludovina Pessoa, sacerdotisa daomeana que veio com a missão de perpetuar a crença nos voduns. Ludovina foi uma liderança nas irmandades católicas e na formação do que hoje é o candomblé Jeje. Essa linhagem tem como referência o Terreiro do Bogum, centenário templo religioso em Salvador, dedicado à Serpente.

O carnavalesco Tarcísio Zanon, que assina o desfile da Viradouro, resolveu utilizar em algumas fantasias uma bem-sucedida experiência que usou em alegorias do último Carnaval. Segundo ele, a mesma arte cinética usada anteriormente agora se integra às fantasias. O carnavalesco se preocupou em aliar plasticidade e leveza em suas concepções.

“É uma preparação onde precisamos pensar em tudo. Como o nosso desfile será próximo ao amanhecer, optamos por acabamentos que farão efeito com a luz cênica da avenida e também com a luz do dia. Diferente do cinema, da TV ou do teatro, onde é possível fazer testes, nosso planejado é todo preparado aqui no barracão e precisa tudo certo na hora, por isso pensamos sempre também em imprevistos”, revela Tarcísio Zanon.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support