Prefeitura de Niterói abre Festival Mulher com premiação de servidoras

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Niterói promoveu, nesta sexta-feira (08), na Sala Nelson Pereira dos Santos, uma homenagem para servidoras municipais que se destacaram em suas pastas. O evento contou com  show da cantora Tracy Rangel, que abriu a programação com um repertório rico em sambas e músicas da MPB. A ação, promovida pela Coordenadoria de Políticas e Direitos da Mulher (CODIM), abriu o Festival Mulher, evento que vai celebrar as lutas e conquistas femininas com homenagens e shows gratuitos. 

Ao todo, foram 54 homenageadas que se destacaram em suas secretarias e campos de atuação. A primeira dama de Niterói, Christa Vogel Grael, falou sobre a importância da Prefeitura ter como norte agregar mulheres na gestão pública do município. 

“A escolha por uma gestão que inclui o lado feminino, que escolhe mulheres para assumirem secretarias e posições de liderança é um projeto que se reflete por toda a estrutura da Prefeitura. Gostaria de parabenizar todas as mulheres que estão aqui e a Codim, que se mobilizam para tornar esse prêmio realidade. O prefeito valoriza muito promover oportunidades para que cada vez mais mulheres ocupem espaços de gestão e tenham a chance de fazer a diferença. Nós, mulheres, sabemos o quando a gente se dedica de corpo e alma em tudo que a gente faz. Fico muito feliz de estar aqui, mais um ano, compartilhando as conquistas de todas vocês”, celebrou a primeira dama. 

A conselheira do Conselho Municipal de Políticas para a  Mulher, Fernanda Sixel, discursou sobre o poder que representatividade e políticas públicas exercem na cidade.

“No oito de março celebramos uma luta que atravessa a história. Se hoje temos gestoras, é porque outras mulheres lutaram para que pudéssemos ter direitos e a garantia desse espaço. A própria Codim é fruto da mobilização do Conselho Municipal de Políticas para a Mulher e de diversos coletivos e movimentos sociais. A criação desse órgão colocou Niterói na vanguarda por atrelar esse tipo de política pública à Prefeitura. É motivo de muita alegria e orgulho poder devolver para a cidade aquilo que nós, mulheres, almejamos”, disse.

Para a coordenadora da Codim, Thamyris Elpídio, a homenagem dá visibilidade ao trabalho de mulheres que, muitas vezes, ficam à margem da sociedade. 

“A mulher precisa alcançar o protagonismo. Hoje é dia de vocês olharem para as próprias trajetórias e sentirem orgulho de si mesmas. Chegou a hora de colher os frutos do trabalho de vocês. Os projetos da Codim, desde o auxílio social, que está sendo apresentado nessa campanha, o programa Niterói Mulher, ao CEAM, o Espaço Empreender Mulher e todas as nossas iniciativas têm um pouco de cada uma de vocês. Todas contribuem para criar essa rede de apoio”, reforçou a coordenadora. 

O evento, que é uma realização da Codim, conta com a produção da Fundação de Arte de Niterói e da Sala Nelson Pereira dos Santos e o apoio da Secretaria Municipal das Culturas e da Neltur.

Foto: Alex Ramos

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support