Prefeitura de Niterói vai iniciar restauro do Castelinho do Gragoatá

O restauro do Castelinho do Gragoatá será iniciado pela Prefeitura de Niterói no próximo dia 22. O prédio tombado pelo Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (DePAC) será todo recuperado e ganhará um novo anexo para abrigar a sede da Coordenadoria Niterói de Bicicleta. A praça, em frente, já recebeu reforma e vem sendo chamada de “Praça das Bicicletas”, por ser ponto de referência para as atividades voltadas à mobilidade sustentável. O investimento no restauro é de R$ 3 milhões e a obra tem previsão de durar nove meses.

O Castelinho do Gragoatá foi construído em 1937 e tombado em 1993. Seguiu como propriedade particular até 2022, quando foi desapropriado pela prefeitura com a finalidade de preservar o edifício, fazendo parte dos esforços de revitalização desta área da cidade. Filipe Simões, coordenador do Niterói de Bicicleta, responsável pelas políticas cicloviárias na cidade, diz que é importante para os ciclistas terem um ponto de referência na cidade e ressalta a relevância histórica do prédio.

“Do ponto de vista da preservação do patrimônio, recuperar o Castelinho do Gragoatá, essa edificação que está na memória afetiva do Niteroiense, é por si só uma conquista a ser amplamente comemorada. Ainda mais quando levamos em consideração as políticas públicas relacionadas à retomada e valorização dos espaços públicos e da vida urbana das quais íntegra. É simbólico que seja destinado à sede do Niterói de Bicicleta, compondo junto à nova praça da bicicleta, um conjunto revitalizado voltado à mobilidade ativa”, destaca Filipe Simões.

Novo anexo

Além do restauro de todo o prédio histórico do Castelinho, será construído no local um novo anexo, reduzindo o tamanho do que existe atualmente, de forma a destacar ainda mais o edifício. As portas e janelas serão restauradas e, em alguns casos, reconstruídas. A fachada e a cobertura foram completamente reformadas. O projeto prevê acessibilidade universal, com um novo acesso pela Praça da Bicicleta que terá rampas para acesso adequado de todos. A construção será modernizada com instalações elétricas, hidráulicas e de ar-condicionado, sem interferência nas características arquitetônicas.

A ideia é que o uso do edifício histórico transborde para o espaço público e que se torne um ponto de referência para ações de promoção da cultura da bicicleta, saída de pedaladas, encontros, reuniões e eventos. Além da revitalização do Castelinho, a construção da Praça da Bicicleta é vista pela Prefeitura como mais um componente para a requalificação da região central da cidade. Localizada na esquina das ruas Coronel Tamarindo e Passo da Pátria, a praça foi projetada para ser um espaço destinado aos ciclistas, com áreas de convivência, estacionamento de bicicletas, equipamentos para manutenção e reparo, além de proporcionar um ambiente seguro e acolhedor.

Distrito Criativo

A recuperação do Castelinho e da praça localizada em frente ao prédio faz parte de um conjunto de ações da Prefeitura de Niterói para transformar a região de São Domingos e Gragoatá em um distrito criativo. O antigo prédio da Estação Cantareira foi desapropriado há um ano e será reaberto como um polo de cursos voltados para o audiovisual e a economia criativa. O antigo sobrado, em frente a Praça Leoni Ramos (Praça da Cantareira), que está condenado pela Defesa Civil e ameaçava desmoronar, será reconstruído pela Prefeitura, reproduzindo a fachada original, sob a orientação do DEPAC, para a instalação da sede administrativa do Museu do Cinema. A desapropriação do prédio foi concluída em janeiro.

“O projeto para o Castelinho está inserido dentro de uma série de investimentos que a Prefeitura fez para a recuperação do patrimônio histórico da cidade. Tenho muito orgulho de estar à frente disso, porque a administração municipal sabe da importância da preservação, como estamos vendo com os restauros do Castelinho, da Cantareira, da Casa Norival de Freitas e da Ilha da Boa Viagem. Vamos, em breve, iniciar a recuperação do Cinema Icaraí. São uma série de patrimônios que a gente tem restaurado, recuperando para a cidade um espaço de sociabilidade e de memória afetiva”, defende André Diniz, secretário municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa.