Cônsul-Geral Britânico, Anjoum Noorani, visita a Ilha da Boa Viagem

Reaberta ao público há pouco mais de seis meses, a Ilha da Boa Viagem recebeu nesta quinta-feira (11) a visita do Cônsul-Geral Britânico no Rio de Janeiro, Anjoum Noorani. O representante do governo do Reino Unido fez todo o percurso pelos monumentos históricos do local guiado pelos monitores da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e disse ter ficado impressionado com a beleza da paisagem. Anjoum Noorani contou ao fim do passeio que buscará formas de cooperar com o uso da Ilha para promover a educação climática em Niterói.

“Fiquei super impressionado com o passeio. É a primeira vez que vim à ilha. Me lembro a primeira vez que visitei Niterói há dois anos, vi a ilha e pensei: olha, em algum momento, eu quero ir visitar, conhecer, e agora eu conheci. A ilha é bonita e essa coisa do reflorestamento feito nela fez com que ficasse ainda mais bonita. O uso da ilha para atrair turistas, para melhorar o meio ambiente e ampliar as formas em que a gente pode ensinar as futuras gerações sobre mudanças climáticas e sobre a história do Brasil, é de muito valor para nós. Vamos buscar formas de cooperar no geral com o tema de ensino climático. É um tema super importante para o nosso futuro”, considera o Cônsul-Geral Britânico.

Além de liderar a presença do Governo Britânico no Rio de Janeiro, Anjoum Noorani supervisiona o trabalho diplomático Britânico no Brasil em três setores: energia, aviação e comunicação estratégica. Na Ilha da Boa Viagem, ele foi acompanhado pelos monitores Alan Balbino e Mariana Rodrigues, que contaram histórias marcantes do local iniciadas em 1650 com a construção da Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem. O Cônsul-Geral Britânico também visitou o fortim, erguido em 1702, e o casarão, conhecido como castelo, edificado na década de 1940, onde funcionou a sede dos Escoteiros do Mar.

A Ilha da Boa Viagem foi reaberta ao público há pouco mais de seis meses, depois de um ano e meio de obras minuciosas para recuperação de toda infraestrutura do local, com investimentos de R$ 5,5 milhões da Prefeitura de Niterói. O equipamento turístico foi completamente restaurado. As intervenções recuperaram as edificações e todo conjunto arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Sobre as visitas – As visitas à Ilha da Boa Viagem estão sendo agendadas pela Neltur através do site: visit.niteroi.br/ilha-da-boa-viagem/. A Ilha fica aberta às terças, quintas e sextas-feiras, com duas visitações (10h e 14h); e aos sábados e domingos, com quatro visitas (9h30, 11h30, 13h e 15h).

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support