Prefeitura de Niterói lança Painel de Indicadores do Portal de Serviços

Para ampliar o acesso e dar mais transparência ao processo de transformação digital dos serviços digitais municipais, a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag) lançou o Painel de Indicadores do Portal de Serviços. A ferramenta vai oferecer mensalmente informações atualizadas sobre números de acessos, serviços cadastrados, solicitações digitais, avaliações de serviços, entre outros. Para saber mais sobre o Painel de Indicadores, visite o Portal de Serviços de Niterói em https://servicos.niteroi.rj.gov.br.

O painel foi elaborado em conformidade com a Política de Atendimento, Proteção e Defesa do Cidadão da cidade (Decreto Municipal nº 14.201/2021). Os objetivos são ampliar canais de participação e envolver a população na gestão, no monitoramento e na avaliação dos serviços municipais.

A secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Isadora Modesto, enfatiza que esta iniciativa reflete o compromisso da administração pública municipal em promover uma gestão transparente e baseada em resultados.

“Ao criar este painel, o nosso foco mais uma vez foi o cidadão. Queremos o máximo de transparência, inclusão e inovação, porque acreditamos que são pilares que aprimoram o diálogo da sociedade com a Prefeitura de Niterói. Dessa forma, podemos desenvolver nossas ações e iniciativas de acordo com a necessidade da população. Nosso objetivo é continuar ampliando o acesso às informações sobre os serviços públicos”, destacou Isadora Modesto.

O recurso permite aos cidadãos a comparação das informações ao longo do tempo e pesquisas por órgão/entidade e por serviço. Para garantir a compreensão sobre os dados, o painel foi elaborado de maneira fácil e intuitiva. Marcelo Zander, subsecretário de Governo Digital (SSGD), pasta responsável pelo painel, afirma que a ferramenta será importante também para melhorar o atendimento na cidade.

“O monitoramento dos atendimentos vai permitir que os gestores das diversas pastas consigam monitorar a velocidade e qualidade dos seus atendimentos. É uma ação proativa de melhoria nos processos e, consequentemente, na prestação de um serviço cada vez melhor”, acrescentou Marcelo Zander.

Passo a passo – Na página inicial do Portal de Serviços, o usuário encontrará o Painel de Indicadores na aba ‘Destaques’. O painel tem três seções: Visão Geral, que apresenta os dados gerais do Portal de Serviços; Solicitações, com informações sobre solicitações e atendimentos dos serviços digitais; e Avaliações, que mostra dados sobre a satisfação dos usuários em relação aos serviços digitais.

Na lateral esquerda do Painel, dentro das seções de Solicitações e Avaliações, há três tipos de filtros disponíveis: Órgão/Entidade, que permite escolher entre os órgãos/entidades disponíveis na lista, podendo selecionar mais de um; Serviço, que também permite selecionar mais de um serviço disponível na lista; e Período, que permite selecionar o período desejado para visualização dos dados.