Prefeitura de Niterói promove webinário sobre direitos digitais das pessoas

Em um mundo cada vez mais conectado, pensar nos direitos digitais dos cidadãos é necessário para que a tecnologia não seja uma forma de exclusão. Este é um dos temas que serão tratados no webinário de lançamento do novo Guia “Direitos Digitais em Governos Locais”, promovido pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag) da Prefeitura de Niterói, em parceria com a ONU-Habitat e o InternetLab. O evento será transmitido nesta quinta-feira (9), a partir das 10h pelo canal da Escola de Governo e Gestão de Niterói (EGG) no YouTube: https://abrir.link/xswrv.

“Falar de serviços digitais sem pensar em direitos digitais, na perspectiva de inclusão, é reforçar as desigualdades. Com a elaboração deste guia, o objetivo é promover a conscientização sobre a importância da inclusão digital e dar orientações práticas e recursos para facilitar o acesso igualitário às ferramentas e serviços digitais. Buscamos estabelecer um ambiente onde todas as pessoas possam participar plenamente e se beneficiar das oportunidades oferecidas pela transformação digital em nossa cidade”, destaca a secretária municipal de Planejamento, Isadora Modesto.

O webinário vai tratar de assuntos que também são apresentados no guia, como acesso às tecnologias digitais, transparência nos serviços digitais, bem como privacidade e proteção de dados. O evento contará com a presença da especialista em Tecnologia e Inovação da ONU-Habitat, Livia Schaeffer Nonose, e da coordenadora de pesquisa sobre Privacidade e Vigilância do InternetLab, Bárbara Simão.

“O guia “Direitos Digitais em Governos Locais” foi elaborado com o objetivo de promover um maior debate sobre como o uso da tecnologia pode ser incorporado pela gestão pública em prol das pessoas, e como podem fomentar iniciativas de serviços públicos digitais e qualificar o atendimento digital prestado pela gestão, sem excluir o cidadão com mais dificuldades com o letramento digital”, afirma Marcelo Zander, subsecretário de Governo Digital da Seplag.

Esta iniciativa vai compor a Trilha da Rede de Atendimento ao Cidadão da Escola de Governo e Gestão de Niterói (EGG) para o desenvolvimento dos servidores. Estão previstas a realização de oficinas com servidores municipais e com grupos da população ao longo do segundo semestre deste ano. O objetivo é promover uma abordagem participativa e inclusiva, envolvendo diversos atores da comunidade para garantir que as políticas e práticas relacionadas aos direitos digitais sejam eficazes e de acordo com as necessidades locais.

“Com a crescente digitalização dos serviços governamentais, a garantia e proteção dos direitos digitais são essenciais para preservar os valores democráticos. Assim como a tecnologia avança, os agentes municipais devem se manter atualizados e preparados, garantindo que as políticas e práticas estejam alinhadas com os princípios fundamentais da justiça e da equidade no ambiente digital”, enfatiza a diretora da Escola de Governo e Gestão, Grazielle Barreto.

A primeira ação de Niterói em relação aos direitos digitais das pessoas ocorreu em novembro do ano passado, com a realização de uma oficina direcionada aos servidores municipais envolvidos em serviços digitais ou atendimento online. O objetivo foi promover discussões sobre os desafios e soluções relacionados aos direitos digitais, abordando temas como participação dos usuários, proteção de dados, inclusão digital e transparência. Após debates, os insumos coletados foram utilizados para orientar a elaboração do guia.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support