Estudantes da UMEI Darcy Ribeiro visitam o Quilombo do Grotão

Alunos da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Darcy Ribeiro, em Charitas, fizeram uma atividade diferente na tarde de ontem. Acompanhados pelos pais e professores, eles tiveram a oportunidade de conhecer o Quilombo do Grotão, que fica na localidade do Engenho do Mato, em Itaipu, Região Oceânica de Niterói.

As crianças foram recebidas pela equipe do Quilombo, que falou sobre o período da escravidão, as lutas e resistência do povo negro no Brasil. Eles também visitaram a galeria com fotos de personalidades negras que se destacaram como ativistas, artistas, músicos, esportistas, cientistas e líderes políticos e religiosos.

“Essa aula-passeio é importante na construção de uma identidade racial dos alunos e também ajuda a promover uma educação consciente de combate ao racismo. Queremos que as nossas crianças cresçam e tenham orgulho de pertencer a um povo marcado por constantes lutas históricas a favor de seus direitos”, declarou a diretora da UMEI Darcy Ribeiro, Vanderléa Nazareth.

“É uma oportunidade de potencializar o trabalho que fazemos diariamente em sala de aula, através de várias perspectivas como a literatura, contação de histórias, das vivências e pinturas. Conversar sobre a importância e a valorização do negro contribui para que os nossos alunos se sintam orgulhosos de sua raça”, afirmou a professora Fernanda Lourenço, que acompanhou a atividade.

O professor Giuliano Griffo, que leciona na unidade, fez questão de destacar que, além do passeio, o tema é abordado dentro de sala de aula através de diferentes atividades.

 “Apesar dos discursos e das políticas públicas, a sociedade ainda não está preparada para lidar com a questão racial. A gente está trabalhando na escola com um projeto chamado ‘Ubuntu’, com o objetivo de resgatar a ancestralidade e a história do povo negro, e o Quilombo representa isso, essa possibilidade de imersão cultural e acolhimento”, contou Giuliano.

“Estarmos hoje aqui é fascinante e muito gratificante para os alunos e professores. Isso contribui para a valorização da nossa cultura e das pessoas que lutaram para ter seus direitos reconhecidos. Trazer as crianças no Grotão é proporcionar a eles uma experiência que vai além dos filmes e dos livros”, finalizou a professora Sarah Machado.

Quilombo do Grotão – O Quilombo do Grotão foi fundado em 1920 por Manoel Bonfim e sua esposa Maria Vicência, descendentes de negros escravizados no estado do Sergipe, que vieram para Niterói. Aqui chegando, o casal foi trabalhar na fazenda do Engenho do Mato onde eram produzidos banana prata e hortifrutigranjeiros que abasteciam o município.

Reconhecido como um dos pontos de cultura cidade, o espaço também oferece oficinas com ervas medicinais para a produção de sabonetes, aulas de percussão, capoeira e artesanato. O local, bastante procurado por niteroienses e turistas, se tornou uma referência para quem curte a tradicional feijoada e uma boa roda de samba.

Foto: Divulgação

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support