Prefeitura de Niterói empossa nova secretária da Mulher

O prefeito de Niterói, Axel Grael, empossou, nesta terça-feira (28), Thamyris Elpídio como secretária da Mulher, em cerimônia no Theatro Municipal, no Centro. A transformação da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) em Secretaria Municipal da Mulher não resultou em aumento de despesas no orçamento do município. A nova pasta representa o fortalecimento na luta pelos direitos das mulheres em Niterói.

O prefeito Axel Grael destacou que a criação da Secretaria da Mulher está ligada ao fortalecimento da democracia.

“A criação da Secretaria da Mulher vem de uma militância forte pela causa da mulher. É uma questão de democracia, ética, valores. Precisamos estar juntos e buscar qualidade, proteção e garantia dos espaços de poder e de fala de cada mulher. Reconhecemos esse tema como importante e que precisa estar no mesmo nível de tomada de decisão de outras secretarias. A política de mulheres foi para o principal nível de tomada de decisão. Ao longo desses anos, construímos uma sólida política municipal. Esse tema é abraçado por todos no nosso governo e seguiremos avançando para que tenhamos um governo cada vez mais com a cara da mulher de Niterói. Que as niteroienses se sintam acolhidas, protegidas e promovidas pelas políticas públicas da cidade”, reforçou Axel Grael.

Thamyris Elpídio, formada em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), traz uma vasta experiência e comprometimento com as questões de gênero. Pesquisadora em políticas públicas de gênero, Thamyris foi assessora parlamentar e desempenhou papel crucial como Coordenadora do Eixo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher na antiga Codim.

Durante sua carreira, Thamyris atuou como relatora de leis e decretos relacionados ao enfrentamento da violência contra mulheres. Ela foi coordenadora Geral do Espaço Nova Geração do Fonseca, vinculado ao Pacto Niterói contra a Violência, e subsecretária de Políticas e Direitos das Mulheres. Ela também representou Niterói em importantes eventos internacionais, como palestrante na 68ª Comissão sobre o Status da Mulher da ONU e no 4° Fórum Mundial de Cidades e Territórios de Paz em Bogotá (Colômbia). Thamyris também coordenou a Câmara Temática de Gênero das Mercocidades pela Prefeitura de Niterói.

A secretária da Mulher de Niterói afirmou que a pasta precisa ter o rosto de cada mulher niteroiense.

“A história de Niterói é construída por mulheres. Estar à frente da Secretaria da Mulher é participar de um momento histórico que corrige a história da sociedade, que uma vez disse que as mulheres não poderiam ocupar esses espaços de poder. As mulheres estão em todos os espaços. Devemos construir um mundo justo e digno para todas as pessoas da sociedade e essa construção é feita de forma coletiva e diversa. A Secretaria precisa ter o rosto de cada mulher de Niterói: jovens, velhas, pretas, com deficiência, LGBTQIAP+. Vamos caminhar juntas porque juntas chegamos aqui: na criação de uma Secretaria da Mulher após 21 anos de luta da Codim para garantir os direitos das mulheres”, disse Thamyris Elpídio.

O objetivo é que, com a nova Secretaria, Niterói avance ainda mais na implementação de políticas públicas efetivas para garantir os direitos e a segurança das mulheres.

Membro do Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres, Fernanda Sixel ressaltou que Niterói está na vanguarda das ações garantidoras dos direitos das mulheres.

“Gostaria de parabenizar o prefeito pela transformação da Coordenadoria em Secretaria e pelo fortalecimento das políticas públicas garantidoras dos direitos das mulheres. A Secretaria não foi criada por acaso, tem uma história. Há 21 anos foi criada a Codim. Niterói veio na vanguarda construindo políticas públicas garantidoras dos direitos das mulheres. É fundamental ter investimentos claros para as mulheres. Somos as mais atingidas pelas violências. A criação da Secretaria é uma demanda dos conselhos, das conferências. O estado criou uma Secretaria. Era a nossa vez. A pasta não vai atender apenas as mulheres que foram vítimas de violência. Vamos trabalhar juntas para evitar a violência e mudar a cultura”, afirmou Fernanda Sixel.

Também participaram da solenidade as secretárias municipais Isadora Modesto (Planejamento), Marilia Ortiz (Fazenda) e Julia Pacheco (Culturas), a presidente da FAN, Micaela Costa, a defensora pública Flávia Nascimento, Erika Spinelli, da comissão da mulher da OAB, a secretária estadual da Mulher, Heloísa Aguiar, Janaina Nolasco Gama, co-head da W20, e a primeira-dama do Município, Christa Vogel Grael.  

Foto: Alex Ramos  

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support