Prefeitura de Niterói oferece visita guiada pelo Complexo Arquitetônico Caminho Niemeyer

A Prefeitura de Niterói oferece visita guiada pelos equipamentos culturais do Complexo Arquitetônico do Caminho Niemeyer, todos os dias, das 9h às 17h30. A visita é acompanhada por um monitor bilíngue que apresenta o Centro Cultural projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e conta a história do espaço. Para realizar a visita, basta se dirigir ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT) localizado à direita da entrada principal. As visitas para grupos podem ser agendadas pelo email catcaminho@gmail.com ou pelo WhatsApp (21) 36113828.

A visita é uma viagem histórica e cultural pelas obras do renomado arquiteto Oscar Niemeyer e passa pelas três obras que compõem a Praça do Complexo: O Teatro Popular, o Memorial Roberto Silveira e a Fundação Oscar Niemeyer. O Teatro Popular Oscar Niemeyer é um prédio moderno que conta com uma parte ondulada em cima que, vista do alto, lembra o formato das ondas do mar. O Memorial Roberto Silveira abriga o Centro de Memória da História e Literatura Fluminense e tem um acervo de mais de 200 mil obras digitalizadas, um auditório para eventos e um painel do artista plástico Cláudio Valério Teixeira. Já a Fundação Oscar Niemeyer chama atenção pelo eco que faz dentro da cúpula e mostra como Niemeyer gostava de brincar com os sons em suas obras.

Niterói é a segunda cidade do mundo com a maior quantidade de obras de Oscar Niemeyer, superada apenas por Brasília. O Complexo Arquitetônico do Caminho Niemeyer é um circuito à beira-mar de caráter popular que promove cultura, arte e lazer para a cidade. O circuito se inicia no centro da cidade e se estende até o MAC, passando por diversos pontos importantes da cidade como a Praça Juscelino Kubitchesk, a Praça da Cantareira e a orla da Boa Viagem.