Crianças de Jurujuba vão mostrar em exposição o que aprenderam em expedições de barco

Depois de concluir o primeiro ciclo de aulas de ciência a bordo de barcos com alunos da rede pública da região de Jurujuba, a garotada agora poderá mostrar o que viu e aprendeu em suas experiências marítimas com a exposição: “Jurujuba Pelos Olhos das Crianças”. Eles participaram de uma das etapas do projeto de Inventário da Biodiversidade Faunística da Bacia Hidrográfica Contribuinte à Enseada de Jurujuba da Prefeitura de Niterói coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e feito em parceria com as equipes do Instituto Moleque Mateiro a Piper 3D. A exposição acontecerá nos próximos dias 21 e 22 em Jurujuba.

O inventário tem como objetivo produzir um catálogo de espécies animais de seis bairros que formam a Enseada de Jurujuba, promovendo educação ambiental e conhecimento da biodiversidade local. O relatório parcial feito por biólogos da Piper3D de consultoria ambiental e responsável pela coleta, pesquisa e avaliação dos dados, identificou, até o momento, mais de 300 espécies reconhecidas e registradas durante as análises de campo em terra e pelo mar, incluindo dentre outras, amostras de répteis, anfíbios, aves, peixes e insetos.

Entre as ações do projeto, além da produção do inventário em si, está sendo realizada uma campanha de educação ambiental, para promover o conhecimento do assunto entre as escolas da região e a população local. A área do estudo é a mesma trabalhada pelo Enseada Limpa.

“A exposição é uma etapa bastante importante do projeto. Ela vem com o objetivo de não só divulgar o trabalho que estamos fazendo junto às crianças e o olhar único que os pequenos estão tendo sobre a experiência que estão vivendo, mas também, sensibilizar a população sobre a importância dos assuntos que estamos abordando a respeito da fauna local, da riqueza presente no ambiente onde essas pessoas estão inseridas e, principalmente, sobre a missão coletiva de cuidarmos dessa biodiversidade”, comenta Luize Ferraro, coordenadora de projetos ambientais da Prefeitura de Niterói.

A exposição Jurujuba Pelos Olhos das Crianças, que acontece nos dias 21 e 22 de junho no Centro de Artes e Esportes Unificados de Jurujuba, vai trazer fotos, vídeos e pinturas feitas pelos estudantes do 3º e 4º anos da Escola Municipal Professora Lucia Maria Silveira Rocha e da Escola Municipal Professora Maria Ângela Moreira Pinto, representando de forma artística a visão que tiveram sobre suas experiências ao longo das oficinas. Entre os registros, os alunos puderam captar imagens das paisagens da Enseada de Jurujuba, fotografar uns aos outros participando das atividades, fazer entrevistas audiovisuais com os colegas de classe, e pintar um mural com figuras que mais marcaram o passeio educativo para cada um.

Sob a monitoria de biólogos e geógrafos, os estudantes presentes nas embarcações puderam observar tartarugas marinhas, peixes, aves, crustáceos, medir a velocidade do vento, a qualidade da água e a altura das marés, além de manusear equipamentos de fotografia antigos e modernos, fazendo registros próprios da paisagem e fauna do entorno.

As oficinas a bordo permitiram que os alunos da região pudessem vivenciar de forma informativa e educativa o próprio ambiente em que vivem, expandindo o olhar para a história da região e a importância de preservar a natureza local, da qual fazem parte. Cada saída de barco levou 25 crianças pela costa do Morro do Morcego, Praias de Adão e Eva, Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), Igreja de Nossa Senhora de Boa Viagem e a área de Maricultura de Jurujuba, onde puderam fazer os registros que serão expostos nos eventos.

“As oficinas foram um sucesso, as crianças ficaram super interessadas e engajadas nas atividades, e puderam colocar a mão na massa e virar os próprios artistas fazendo seus registros, o que trouxe um resultado excelente, com fotografias que mostraram olhares variados das percepções de cada criança, seja captando imagens de bichos, velejadores, as paisagens onde moram vistas de outro ponto de vista, e mesmo resíduos avistados no mar da Baía. Tudo isso é de grande aprendizado para elas e resultou em um material muito bacana que poderá ser apreciado nas exposições”, comenta Marcio Isensee, integrante da equipe do Moleque Mateiro e monitor das oficinas de foto e vídeo.

O Projeto – O Projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Niterói, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, tem investimento de R$ 1,8 milhão do governo federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública. As pesquisas de campo seguem ao longo deste ano, com novas visitas aos locais determinados para coleta de dados sobre as espécies da região.

O público-alvo do mapeamento é a população residente em seis bairros – os quais compõem parcial ou integralmente a área de atuação à qual se destina diretamente este projeto – somando 37.325 mil pessoas (Censo IBGE, 2010). Também serão impactados cerca de 600 alunos e profissionais de três escolas municipais da região.

Dentre as espécies já avaliadas o levantamento feito morcegos para o projeto de inventário é o primeiro já realizado na Enseada de Jurujuba. Até o momento, foram registradas 11 espécies na região, e se espera novos registros nas próximas campanhas realizadas para o inventário. Para a categoria de insetos, no entanto, já foram identificadas 203 espécies nos locais visitados. Foram 12 espécies de Anfíbios e o registro de 84 espécies de aves, dentre outros.