Niterói realiza formação continuada para professores da Rede Municipal

Professores de Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Niterói participaram nesta quarta-feira (19), ao longo de todo o dia, de encontros formativos em diversos espaços da cidade. A iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e integra o calendário anual de formação continuada de profissionais para 2024. As ações formativas ocuparam sete espaços públicos da cidade, além de quatro Unidades de Educação.

No Teatro Popular Oscar Niemeyer, entrou em debate a alfabetização através do P.A.L.A.V.R.A. (Programa de Alfabetização, Leitura e Autoria para a Valorização das Redes de Aprendizagens), uma parceria da Prefeitura de Niterói e da Universidade Federal Fluminense (UFF). A plateia era formada por profissionais que atuam no 1º e no 5º ano da Educação Infantil. O objetivo foi analisar e debater propostas para uma melhor transição dos estudantes dessas turmas. As palestras foram proferidas pelas professoras Cecília Goulart e Carmen Sanches, ambas da UFF. Estiveram presentes o secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques, e a subsecretária de Desenvolvimento Educacional, Ana Schilke.

Os professores da Educação Infantil se reuniram no Horto do Fonseca, Horto do Barreto, Solar do Jambeiro, Parque das Águas, Ilha do Tibau e Campo de São Bento para formações que abordavam a importância de articular a infância e a natureza, com oficinas explorando os seus elementos, as artes e o lúdico, com tintas, folhas, galhos, sementes, entre outros. Já os profissionais do Ensino Fundamental foram recebidos nas Escolas Municipais Júlia Cortines, Anísio Teixeira, Antinéia Miranda e Dario Castello para formações sobre diversos temas, como: produção de hortas, robótica, Língua Brasileira de Sinais, fotografia, educação antirracista, saúde, tecnologia, e muito mais. Quem atua na Educação de Jovens e Adultos (EJA) assistiu a primeira aula do curso de Etnomatemática numa perspectiva antirracista, no auditório Darcy Ribeiro na SME.

“Os encontros de formação que estamos promovendo hoje representam um grande passo de ousadia. É preciso compreender o trabalho que nossos profissionais realizam diariamente, tanto na perspectiva da Educação Infantil quanto na do Ensino Fundamental, conectando a nossa Rede. A escola tem um papel social e é importante ter esse diálogo fraterno para que possamos avançar e garantir o direito que as nossas crianças têm de serem alfabetizadas na etapa prevista”, declarou Bira Marques.

“Todas as atividades, palestras e oficinas propostas seguiram um planejamento na perspectiva da alfabetização discursiva. No caso da Educação Infantil, a formação se baseou nos Referenciais Curriculares da Rede Municipal visando articular o eixo Infância e Natureza. Já no primeiro e no segundo segmentos do Ensino Fundamental, tivemos várias oficinas orientadas por professores e profissionais que atuam nas unidades municipais, o que comprova o valor dos profissionais que temos”, acrescentou Ana Schilke.

Marina Muniz é professora de apoio especializado da UMEI Rosalda Paim e participou de uma das oficinas realizadas no Parque das Águas, no Centro de Niterói.

“Hoje fomos estimulados a viver experiências que ultrapassam o emparedamento da sala de aula. Isso é significativo para as nossas crianças, na medida em que contribui para que elas entrem em contato com a natureza e tudo que ela pode proporcionar para a gente. São possibilidades de compreender, conhecer e experienciar a natureza, com plantas, flores, animais e tantas coisas que nos rodeiam”, disse Marina.

Já a professora Raquel Uchoa, da UMEI Julieta Botelho, contou como foi a experiência vivida durante uma aula yoga, realizada no Horto do Fonseca.

“Foi uma grata surpresa ter encontrado aqui a oportunidade de tirar alguns minutos para relaxar o corpo e a mente. Foi uma atividade que contribuiu para a reconexão comigo mesma e também com outros professores. O mais importante é que podemos levar essa prática para a sala de aula e desenvolvê-la com os nossos alunos”, finalizou.