Prefeitura de Niterói inaugura a Casa Aprendiz Musical no Fonseca

A quarta-feira (03) foi dia de comemoração para o Programa Aprendiz Musical. A Prefeitura de Niterói entregou a Casa Aprendiz Musical Professor Aníbal Bragança, polo recém inaugurado do projeto no Fonseca, Zona Norte de Niterói. O local, que vai atender 380 alunos do Aprendiz, conta com biblioteca e computadores, estúdio para gravação, auditório e 8 salas individuais para o aprimoramento de instrumentos. O espaço contará ainda com cozinha e refeitório.

O Programa Aprendiz completou 23 anos em 2024. Atualmente, o projeto atende 10 mil alunos e se prepara para expandir ainda mais. A construção da Casa Aprendiz Musical é a primeira filial do projeto na cidade e o primeiro centro cultural da Zona Norte de Niterói. O prefeito Axel Grael, que acompanhou a solenidade, comentou sobre a história do projeto na cidade.

“Esse é um projeto que tem como base a escola. Através desse link com a cultura, concebemos essa iniciativa para gerar oportunidades para estudantes da rede pública de Niterói. Em 23 anos de história, o Aprendiz evoluiu muito e, hoje, oferece aulas de iniciação e especialização. Ainda esse ano, vamos inaugurar a Casa Norival de Freitas e vamos acabar a reforma no Conservatório de Música, uma instituição centenária que tem o apoio da Prefeitura. Além de formar cidadãos e melhorar a qualidade de vida da população, a cultura também é muito importante na economia da cidade. Vamos continuar investindo na cultura como ferramenta de transformação!”, celebra o prefeito.

A nova sede da unidade do Aprendiz Musical fica num casarão que foi desapropriado pela Prefeitura no Bairro Chic, no Fonseca. Com um investimento de R$3,1 milhões, o prédio de dois andares conta com sistema de climatização, nove salas de aula, salas comunitárias, um auditório com cerca de 240 metros quadrados, espaço de controle de som e guarda de instrumentos. Além disso, o espaço conta com uma área de estudos com computadores e biblioteca, recepção, banheiros, pátios e varanda.

“Hoje temos muita gente para homenagear e resgatar. O Aprendiz é o que é hoje porque foi feito a várias mãos. Essa casa, que já acolheu outro projeto social no passado, tem uma história de força e iniciativa. É muito simbólico para nós expandir o projeto para a Zona Norte e ocupar esse espaço. Sou muito grato ao prefeito Axel por essa oportunidade e pelo incentivo a essa obra. Hoje, homenageamos também o Aníbal Bragança, um amigo e importante intelectual da cidade”, comemora o secretário Executivo da Prefeitura de Niterói, André Diniz.

O Aprendiz Musical está presente em 49 escolas da Rede Municipal de Ensino, onde cerca de 10 mil alunos têm aulas de musicalização, instrumentos de sopros e cordas ou canto coral, e ampliam a vivência cultural de variadas formas.

Foto: Luciana Carneiro