Após parecer da Anvisa, Prefeitura dará continuidade ao processo de compra da vacina Sputnik V

A Prefeitura de Niterói informa que vai dar continuidade, nas próximas semanas, ao processo de compra de doses da vacina Sputnik V. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, nesta sexta-feira (04), a importação e o uso do imunizante no Brasil. Niterói assinou, em março deste ano, contrato para adquirir até 800 mil doses da Sputnik V com o objetivo de imunizar todos os niteroienses que ainda não foram vacinados contra a Covid-19, e aguardava sinal verde da agência.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, acompanhou com atenção a avaliação do órgão sobre a liberação da vacina russa.

“Niterói tem pressa em proteger a população. Não vamos medir esforços para agilizar a vacinação, salvar vidas e viabilizar a retomada econômica”, disse o prefeito.

A eficácia da Sputnik V é de 91,6% e seu uso foi aprovado em diversos países, como Argentina e Hungria, que já anunciaram que os resultados iniciais de efetividade da vacina foram bastante promissores. Um estudo recente do Instituto de Virologia da Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina, apontou que a Sputnik V tem alta eficácia contra a cepa brasileira da Covid.

Esforço – Em dezembro de 2020, a Prefeitura chegou a assinar um memorando para a compra, com recursos próprios, de 1,1 milhão de doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, para Niterói. O Ministério da Saúde, no entanto, adquiriu todas as doses disponíveis. Ciente da urgência de imunizar os niteroienses o mais rápido possível, a administração municipal abriu outras duas frentes de possibilidade de aquisição de imunizantes: entrou no Consórcio formado por estados do Nordeste, Araraquara (SP) e Maricá, para compra da Sputnik; e ingressou no Consórcio para compra de vacinas Contra Covid-19 pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), juntando-se a mais de dois mil prefeitos de capitais brasileiras.