Niterói reabre áreas esportivas públicas da cidade após fechamento para conter Covid-19

Decreto publicado na quinta-feira permitiu o retorno do futebol na cidade

A  Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) começou a reabrir, nesta sexta-feira (25), mais de 50 áreas esportivas de Niterói. Os espaços estavam fechados como medida de contenção do contágio da Covid-19 no município. Na última quinta-feira (24), decreto publicado em Diário Oficial autorizou o retorno da prática do futebol na cidade, obedecendo medidas sanitárias.

São 52 campos de futebol, praças e quadras sendo reabertos até segunda-feira (28). Ao longo deste ano, algumas destas áreas receberam melhorias. É o caso dos campos da Grota do Surucucu, que passou por recuperação da mureta, do Palácio que passou por pintura de balizas e dos equipamentos de ginástica, e do Holofote, Peixe Galo e Boa Vista, que foram pintados. A quadra do Beltrão passou por substituição da tela do alambrado e colocação das redes nas balizas.
A secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, explicou que os lacres dos espaços começaram a ser abertos nesta sexta. Já foram reabertos os campos do Baldeador, Caramujo, Tenente Jardim, Palmeira, Travessa Barroso, entre outros. O decreto 14.064/2021, que liberou a prática do futebol, orienta que seja feita higienização com álcool antes do início das partidas, cuidados para evitar compartilhamento dos materiais esportivos e proibição de aglomeração de público nos jogos, sejam profissionais ou amadores.

“Estamos reabrindo esses espaços para permitir a prática esportiva na cidade, seguindo as orientações do decreto. Quem for frequentar essas áreas, precisa respeitar os protocolos sanitários para que continuemos a reduzir os índices de contaminação da Covid-19”, pontuou.

Sete áreas permanecem fechadas porque estão passando por obras, como os campos de Jurujuba, da Viradouro e da Praça Tancredo Neves, ou porque são gradeadas.

Coronavírus – Em Niterói, o indicador síntese de monitoramento da Covid-19, que leva em consideração o número de casos, óbitos e de taxa de ocupação hospitalar, entre outros critérios, está em 7,25. O município permanece no estágio Amarelo Nível 2 do Plano de Transição Gradual para o Novo Normal. O indicador síntese orienta qual estágio de combate ao novo coronavírus e nível de restrição de circulação e isolamento social serão colocados em prática em Niterói. Os estágios têm as cores roxa (situação extremamente grave, com índice entre 30 e 20,01), vermelho (muito grave – entre 20 e 15,01), laranja (atenção máxima – entre 15 e 10,01), amarelo nível 2 (alerta máximo – 10 e 5,01) e amarelo nível 1 (alerta – 5,0 e 0). O sinal verde só deverá ser adotado quando a vacina contra a Covid-19 estiver disponível para a maioria da população.