Acessibilidade de Niterói leva workshop sobre Libras a Maricá e outros municípios

Capacitação tem como objetivo facilitar a comunicação entre servidores municipais e deficientes auditivos, facilitando o acesso dos surdos a serviços públicos em suas cidades

A Secretaria Municipal de Acessibilidade de Niterói está levando a outros municípios fluminenses a capacitação para facilitar a comunicação entre servidores públicos e deficientes auditivos. Para isso, a secretaria formatou o workshop de Iniciação e Sensibilização de Libras “Você Sabe Ouvir”. Maricá foi a primeira cidade a firmar uma parceria com Niterói para receber o treinamento, que terminou nesta sexta-feira (06).

O workshop contou com a participação de servidores da Secretaria de Assistência Social de Maricá e aconteceu no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, no Centro. Seu objetivo foi capacitar a equipe para se comunicar com deficientes auditivos com eficiência nos aparelhos públicos, através da língua de sinais e gestos.

No primeiro dia, o foco foi na apresentação da Coordenação de Reabilitação, abordando as demandas recebidas nos equipamentos da Assistência Social. Na terça-feira (03) e na quarta-feira (04) os profissionais da Proteção Básica dividiram suas experiências com o público, e na sexta-feira, (06), o evento foi encerrado com a Coordenação de Proteção Especial.

A diretora da Secretaria de Acessibilidade de Niterói, Carolina Basílio, ressaltou a importância da parceria do município com Maricá.

“Entendemos o quão necessário é fazer este trabalho com os servidores, a fim de expandir o atendimento à pessoa surda”, disse a diretora. Carolina Basílio lembrou que treinamento semelhante foi ministrado aos servidores de diversas secretarias municipais de Niterói e que pretende levar o workshop para outros municípios.

A coordenadora da Proteção Especial da Secretaria de Assistência Social de Maricá, Michele Abreu, destacou que a capacitação ocorre exatamente no momento em que a pasta recebe um aumento na procura de serviços por deficientes auditivos.

“No fim da semana teremos concluídos a capacitação de profissionais da Secretaria de Assistência Social que atuam, principalmente, na linha de frente dos equipamentos públicos. O workshop acontece em um momento que a gente tem recebido uma alta demanda de deficientes auditivos que procuram nossos serviços”, explicou Michele Abreu.

Ao todo, o evento contou com 15 participantes que foram capacitados presencialmente na cidade. Todos os alunos receberam uma apostila desenvolvida pelos dois municípios. Todos os cuidados sanitários foram tomados para que o workshop aconteça com segurança, como uso de máscara, distanciamento social e álcool em gel.

Ana Cristina Silva foi uma das participantes. Funcionária do Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial (Sarem), ela contou que o treinamento terá grande utilidade no seu trabalho, onde poderá prestar um serviço melhor à população.

“Vim aqui aprender libras para servir melhor a quem precisa, tenho certeza que agora terei o conhecimento necessário para quem chegar”, afirmou.