Atletas olímpicos conhecem Parque Esportivo e Social do Caramujo

Atletas olímpicos de Niterói visitaram o Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc), iniciativa da Prefeitura de Niterói na Zona Norte da cidade, nesta quinta-feira (12). Ao lado do prefeito Axel Grael, os velejadores Martine, Marco e Torben Grael e Isabel Swan conheceram o espaço e entregaram medalhas aos jovens alunos do projeto, que participaram da semana olímpica em homenagem ao primeiro ano do Pesc. O Parque oferece treinamento gratuito de várias modalidades olímpicas, como atletismo, levantamento de peso olímpico (LPO), lutas, badminton, tiro com arco e skate.

Atualmente, cerca de 400 pessoas estão inscritas nas atividades oferecidas no Pesc. O Parque procura difundir os valores esportivos, disciplinares, inclusivos e humanitários, associados a práticas que incluam e potencializam as famílias através de uma atenção global às necessidades apresentadas. A ideia é que o local seja um polo de geração de oportunidades para o Caramujo e para o município.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou que a Prefeitura de Niterói está avançando nas políticas de iniciação esportiva na cidade, com implantação de parques esportivos em regiões que antes eram marcadas pela violência.

“Esse contato com atletas vitoriosos é uma oportunidade única para essas crianças e jovens. Isso estimula a dedicação deles ao esporte. Por outro lado, é muito importante para os atletas verem um investimento como o Pesc, uma infraestrutura esportiva que oferece oportunidades. O trabalho feito no Caramujo abre caminhos de inclusão social e de carreiras esportivas, mas acima de tudo, trabalha a autoestima, a integração dos jovens com atividades em que eles possam se identificar e desenvolver potenciais para trilhar caminhos melhores na vida”, pontuou

Bicampeã olímpica da vela ao lado de Kahena Kunze, Martine Grael conversou com os jovens e crianças do projeto e mostrou a medalha de ouro recém-trazida à Niterói pela atleta.

“Quando eu era mais nova, foi muito importante para mim ter modelos e exemplos em quem me espelhar para seguir no esporte. Quando a Isabel ganhou a medalha nas Olimpíadas, foi quando eu vi o meu caminho. Hoje, o que vi no Pesc foi um trabalho muito bem feito, tanto pela infraestrutura, quanto pelos profissionais que fazem o projeto acontecer”, disse.

A niteroiense Rafaelle Wetzel, de 13 anos, é uma das jovens inscritas nas aulas de salto em distância do Parque. Em julho, conquistou a medalha de bronze no festival de atletismo da Vila Olímpica de Duque de Caxias.

“O esporte trouxe oportunidades para a minha vida, me deu a chance de sonhar com um futuro, ganhar medalhas. Vou continuar treinando e estudando para encontrar um bom caminho para mim”, comentou.

Inscrições – Para se inscrever nas atividades do Pesc, é preciso ser morador do Caramujo ou adjacências e procurar a secretaria do Parque que funciona das 8h às 17h, com certidão de nascimento e documento do responsável. Atualmente, o espaço está funcionando com turmas menores para respeitar o distanciamento entre os alunos.