Prefeitura de Niterói assina convênio com IFRJ para ofertar cursos profissionalizantes

A Prefeitura de Niterói assinou, nesta quarta-feira (11), um acordo de cooperação com o Instituto Federal de Educação de Ciência e Tecnologia (IFRJ) para oferta de cursos de qualificação profissional na cidade. O convênio prevê a criação de vagas para cursos de curta duração nas áreas de administração e tecnologia. O IFRJ ficará responsável por elaborar o edital de seleção para as formações.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Américo Diniz, explicou que o acordo de cooperação quer oferecer qualificação para aumentar a oportunidade de geração de empregos em Niterói.

“Pensamos nesse convênio como forma de ampliar e contribuir na qualificação profissional na cidade, com perspectiva de retomada das atividades econômicas. A demanda por mão de obra qualificada vem crescendo e esses cursos vão possibilitar que os interessados possam aprimorar suas competências”, comentou.

Poderão se inscrever para pessoas com ciclo básico de ensino completo. A subsecretária de Desenvolvimento Econômico, Lindalva Cid, contou que depois de formados, os alunos serão encaminhados para o Sistema Nacional de Emprego (Sine).

“São dois cursos de preparação para o mercado de trabalho, cursos com viés técnico-profissional. Quando essas pessoas tiverem concluído a formação, nós vamos fazer o contato deles com o SINE”, detalhou a subsecretária.

Também participaram da assinatura do convênio a responsável pela coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres da Prefeitura de Niterói (Codim), Fernanda Sixel, o deputado estadual Waldeck Carneiro, o vereador Jhonatan Anjos e o reitor do IFRJ, Rafael Almada.