Niterói já tem metade da população adulta com esquema vacinal completo contra Covid-19

Total de vacinados com a primeira dose ultrapassa os 92% dos moradores com mais de 18 anos. Cidade antecipou imunização do público-alvo

Metade da população adulta de Niterói já completou o esquema vacinal contra a Covid-19. São mais de 206 mil niteroienses com as duas doses ou a dose única do imunizante. Até a última segunda-feira (16), 377.514 pessoas já tinham recebido ao menos uma dose, o que representa 92% da população com mais de 18 anos. No Estado do Rio, o percentual de esquema vacinal completo está em 28%.  No país, 31%.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, falou sobre a importância da segunda dose.

“A vacinação completa com as duas doses ou dose única é fundamental para garantir a maior eficácia do imunizante. Por isso, é importante que as pessoas que só tomaram uma dose confiram a data de retorno no seu comprovante e procure a unidade mais próxima para completar a sua imunização. Ajude a proteger a nossa população”, reforçou o secretário.

A Prefeitura de Niterói vai concluir a vacinação contra Covid-19 para a população acima de 18 anos nesta semana. O calendário de agosto foi antecipado e nesta quarta-feira (18) pessoas a partir de 19 anos podem receber o imunizante. Na quinta-feira (19) a cidade chega aos 18 anos ou mais. Sexta (20) e sábado (21) será feita uma repescagem para todas as pessoas com mais de 18 anos. A imunização está ocorrendo em 10 pontos espalhados pela cidade, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

Os moradores de Niterói podem agendar a vacinação contra Covid-19 em todos os postos da cidade. Para realizar o agendamento, é preciso baixar o aplicativo Colab, que está disponível gratuitamente na Play Store (Android) e App Store (iOS), e realizar o passo a passo do cadastro. É necessário estar dentro da idade de imunização e apresentar a documentação.

O Colab também oferece a opção de remarcar a data e horário da vacinação, caso a pessoa não consiga comparecer no dia agendado. Para a segunda dose, a marcação também deve ser realizada pela ferramenta. Por ela é possível obter comprovação digital da imunização. Também é possível agendar a vacinação pelo site www.niteroi.rj.gov.br/agendamentovacina.

Além da população geral que segue sendo vacinada por idade, Niterói também está vacinando pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e lactantes maiores de 18 anos. Pessoas desse grupo podem procurar os postos de vacinação a qualquer dia, sem a necessidade de agendamento.

Calendário para a população em geral:

18/08 – a partir de 19 anos

19/08 – a partir de 18 anos

20/08 – repescagem para maiores de 18 anos

21/08 – repescagem para maiores de 18 anos

Documentação:

População geral: Identidade com foto, CPF e comprovante de residência.

Comorbidades: Identidade com foto, CPF e comprovante de residência e laudo médico atualizado.

Gestantes: Identidade com foto, CPF e comprovante de residência. É necessário laudo médico nos primeiros estágios da gravidez.

Puérperas: Identidade com foto, CPF e comprovante de residência e certidão de nascimento do bebê.

Lactantes: Identidade com foto, CPF, comprovante de residência e laudo médico que comprove a amamentação.

Locais de vacinação:

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº, Vital Brazil.

Policlínica Doutor João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726, Barreto.

Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré, s/nº, Itaipu.

Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº, São Lourenço.

Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238, Fonseca.

Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111, Piratininga.

Policlínica Regional Doutor Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.

Drive thru na Universidade Federal Fluminense – Campus Gragoatá, Rua Alexandre Moura, 8, São Domingos.

Posto volante no Ginásio do Colégio Gomes Pereira – Rua Nilo de Freitas, 40, Largo da Batalha.

Posto volante no Campo de São Bento – Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, Rua Lopes Trovão, Icaraí.