Funcionários da Assistência Social de Niterói participam do primeiro Workshop de Libras

A Secretaria Municipal de Acessibilidade de Niterói promoveu nesta sexta-feira (27) o primeiro de uma série de workshops sobre a língua Brasileira de Sinais (Libras) para funcionários da Prefeitura de Niterói. O objetivo é facilitar a comunicação entre servidores municipais e deficientes auditivos, dando mais acesso dos surdos aos serviços públicos.

Os primeiros a passar pelo treinamento são os funcionários da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária, que foram divididos em grupos e cada grupo terá aulas básicas de Libras às sextas-feiras até o dia 15 de outubro. Cada workshop tem duração de duas horas.

“Nossa meta é levar o workshop de Libras aos funcionários de todas as secretarias municipais de Niterói. Ele é voltado para o atendimento ao cidadão que tem deficiência auditiva e pode ter dificuldade de se comunicar quando necessita de um serviço público municipal”, diz a diretora da Secretaria Municipal de Acessibilidade, Carol Basílio, que participou do workshop.

Libras é a Língua Brasileira de Sinais, usada por deficientes auditivos para se comunicar através de sinais ou gestual. A língua é legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão.