Niterói comemora centenário de Paulo Freire com atividades culturais

O centenário de Paulo Freire foi comemorado com muitas atividades culturais e reflexões sobre os ensinamentos do patrono da educação no “Sabadou com Paulo Freire”. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Educação de Niterói, reuniu educadores, artistas e autoridades na Sala Nelson Pereira dos Santos, neste sábado (18), para conferir a exibição da peça teatral “Paulo Freire, o andarilho da utopia” e o lançamento do 20º Concurso de Incentivo à Leitura – Poesia, com o tema “Paulo Freire: É tempo de esperançar’’.

A peça teatral “Paulo Freire, o andarilho da utopia”, encenada pelo ator Richard Riguetti, conta a trajetória e os ensinamentos de Paulo Freire, educador, filósofo, militante político e patrono da educação brasileira que dedicou grande parte da sua existência a pensar sobre a alfabetização de adultos e a educação da população mais pobre.

O secretário de Educação, Vinicius Wu, enalteceu a importância de Paulo Freire para a educação brasileira. Para ele, é um mês de celebrações, mas também de reflexão sobre o momento desafiador que o Brasil está vivendo.

“Este é um dia de celebração e valorização da memória deste que não somente marcou a educação brasileira, mas é uma referência para todos. Acima de tudo é alguém que nos ensina a seguir adiante na luta e na defesa de uma educação pública, de qualidade e emancipadora para todos”, afirmou.

O secretário anunciou ainda a reforma da Escola Municipal Paulo Freire, no Fonseca, referência na Educação Especial do município.

“A reforma nesta unidade está entre os nossos projetos para o ano que vem. Em breve, Niterói terá a melhor infraestrutura de uma rede municipal”, sentenciou.

A comemoração contou também com a apresentação musical e teatral da professora, poeta, atriz, contadora de histórias e cantora, Liliane Balonecker, e do cantor, produtor e multi instrumentista Danilo Minarini. Professores da Escola Municipal Heitor Villa Lobos também emocionaram os presentes ao relatar a experiência da unidade com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Indo na contramão da pandemia, a unidade aumentou o número de alunos e turmas da EJA, a pedido dos próprios moradores da Ilha da Conceição.

“A educação transforma. Esta data, do centenário de Paulo Freire, é muito importante para a educação pública brasileira. Por isso, estamos lançando também, como homenagem ao educador, o 20° concurso de poesia para democratizar o acesso à leitura, cultura e a formação de leitores, autores e toda a produção de alunos e profissionais da educação”, afirmou o subsecretário de Projetos Transversais, Cooperação e Articulação Institucional, Thiago Risso.

O 20º Concurso de Incentivo à Leitura – Poesia tem como tema “Paulo Freire: É tempo de esperançar!”. Serão premiados poemas inéditos com temática relacionada a biografia de Paulo Freire, suas obras, pensamentos e ideais de liberdade e esperança. Poderão participar alunos da Educação Infantil, do 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também profissionais da educação. Inscrições pelo link https://forms.gle/8aZR3ntPVyRqULU56, até o dia 8 de outubro. O edital do concurso pode ser consultado no Diário Oficial do município do dia 16 de setembro.