Niterói assina protocolo com a Secretaria de Estado da Polícia Militar para atender às famílias de policiais vitimados e feridos

A Prefeitura de Niterói assinou, nesta quinta-feira (22), o protocolo de intenções de atendimentos que vai auxiliar as viúvas e filhos de policiais vitimados e os policiais feridos. O acordo foi firmado durante a reunião entre Secretaria Municipal de Direitos Humanos e a Secretaria de Estado de Polícia Militar (SEPM), representada pela Diretoria de Assistência Social.

Segundo o secretário de Direitos Humanos, Raphael Costa, o objetivo é o acolhimento de demandas sociais de policiais militares feridos em situação de vulnerabilidade.

“Este protocolo marca um avanço muito importante na cooperação entre a segurança pública e direitos humanos. Nossa luta é por uma cultura de paz, uma polícia cidadã e uma sociedade que proteja e garanta os direitos de cada pessoa”, destaca o secretário.

O protocolo tem três principais pontos de ação que tange a situação de vulnerabilidade das viúvas e órfãos dos policiais mortos durante serviço, os policiais que possuem filhos com deficiência e os policiais feridos que necessitem de reabilitação ou atendimento psicológico.

O documento é o primeiro passo e vai alinhar o fluxo de acesso aos serviços oferecidos pela Prefeitura de Niterói que possam garantir direitos aos policiais militares, viúvas e dependentes, para consequente formalização de um Termo de Cooperação entre os entes públicos.

No dia 11 deste mês, uma reunião firmou a parceria com a Polícia Militar, por meio da diretoria do 12º Batalhão da Polícia Militar e a equipe do Segurança Presente, para o trabalho conjunto de atendimento aos familiares de policiais mortos que vai contemplar assistência psicológica, jurídica e social.

“Primeiro foi feita a reunião que deu início a parceria e agora, com a assinatura do protocolo de intenções, a parceria passou a ser institucionalizada. Com o protocolo, criamos o grupo de trabalho e vamos alinhar o fluxo de acesso aos serviços”, explicou Raphael.

A reunião foi articulada pelo comandante do 12º Batalhão, tenente-coronel Marcelo Carmo e contou com a participação da Diretora de Assistência Social, Coronel Clarisse, e do Comandante do 4° Comando de Área, Coronel Sylvio Guerra.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support