Movimentos sociais conhecem Pacto de Retomada Econômica de Niterói

A Prefeitura de Niterói realizou, nesta sexta-feira (10), o terceiro dos encontros setoriais que vem promovendo com a sociedade para o Pacto de Retomada Econômica. O prefeito Axel Grael se reuniu com representantes de movimentos sociais para apresentar o planejamento da cidade para os próximos anos. O pacto vai injetar mais de R$ 2 bilhões em investimentos no município.

O Pacto foi dividido em sete eixos temáticos com ações que vão de 2021 a 2024. Para cada um dos eixos, estão acontecendo encontros setoriais de discussão dos projetos. Além do governo, participam membros da sociedade civil e representantes de cada setor. A proposta da Prefeitura é envolver os diferentes atores num pacto público e privado pela retomada da economia.

“O Pacto de Retomada da Economia foi estruturado também para gerar empregos e deixar nossa cidade ainda mais atraente para negócios. Estamos promovendo estes encontros para conhecer os planos de investimentos além da administração traçando uma estratégia única e potente para fazer Niterói seguir firme no caminho de desenvolvimento sustentável com justiça social”, disse o prefeito de Niterói, Axel Grael.

A secretária municipal de Fazenda, Marilia Ortiz, lembrou que uma consulta pública pelo Colab coletou contribuições da população sobre políticas e projetos que serão implementados pelos próximos quatro anos no município.

“Estamos somando esforços para construir uma governança compartilhada. Grandes desafios envolvem amplas mobilizações e articulação com a sociedade”, destacou.

O pacto completo pode ser acessado em https://ofuturoeagoraniteroi.com.br/. Do total de R$ 2 bilhões de investimento, mais de R$ 1,4 bilhão estará concentrado no eixo Niterói Empregada, que vai promover diretamente políticas de empregabilidade. Um pacote de mais de 25 obras públicas será a chave para impulsionar a abertura de aproximadamente 12 mil postos de trabalho.