Equipes da Prefeitura de Niterói trabalham em impactos da chuva na cidade

Niterói segue em estágio de atenção após a forte chuva que atingiu a cidade na tarde desta quinta-feira (16). Durante transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de Niterói, o prefeito Axel Grael explicou que equipes estão nas ruas trabalhando para diminuir os impactos do mau tempo. O município só registrou ocorrências de desabamento de árvores, todas sem vítimas.

O prefeito Axel Grael explicou que, desde ontem (15), as secretarias da Prefeitura de Niterói estão mobilizadas por conta da previsão de chuvas fortes para a tarde desta quinta. Os agentes estão nas ruas.

“A Defesa Civil está a postos para atender os chamados da população no número 199. Também estamos com equipes, principalmente, da NitTrans, Clin e Seconser mobilizadas para atendimento aos chamados. Esse trabalho continua até a normalização da cidade”, disse.

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos está trabalhando, em conjunto ao Corpo de Bombeiros e Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (CLIN), na retirada de árvores e galhos que caíram em alguns locais da cidade. As equipes também estão percorrendo as vias com minimizar possíveis pontos de alagamento e atuando no desentupimento de ralos. Ao final da chuva o escoamento se deu de forma rápida.

O secretário municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói, Tenente Coronel Walace Medeiros, lembrou que este período, de dezembro a abril, é característico de chuvas fortes.

“Em algumas localidades, a chuva veio com um volume de 26 milímetros em uma hora, o que é uma chuva de moderada a forte. Essa chuva veio acompanhada de ventos fortes, de cerca de 40 km/h, o que resultou em alguns registros de quedas de árvores. Felizmente não tivemos maiores problemas ou feridos no município”, detalhou.

A previsão é de chuva fraca a moderada para as próximas horas desta quinta. Na sexta-feira (17), as pancadas de chuva podem se repetir no período da tarde e noite. O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói enviará informes conforme necessidade e atualizações. Em caso de emergência, é possível ligar para os telefones 199 ou 2620-0199. A Defesa Civil conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp.

Gripe em Niterói – O secretário municipal de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, traçou um panorama da situação dos casos de gripe no município.

“A Região Metropolitana do Rio está enfrentando um aumento importante no número de casos de gripe. Essa demanda, embora não tenha feito com que os pacientes desenvolvam síndromes respiratórias agudas graves, tem gerado uma procura às unidades de urgência. Nós aumentamos o efetivo, mas a demanda tem sido significativa. Nesse momento, um elemento importante seria a vacinação, mas ainda não temos programação de nova remessa pelo Ministério da Saúde ao Estado do Rio”, relatou.

O secretário ainda lembrou que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a liberação da vacina contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. O município já realizou um levantamento do número de pessoas que fazem parte desse público alvo e propostas de como realizar a vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda remessa do Ministério da Saúde referente a este grupo para então iniciar a estratégia de imunização.