Prefeitura de Niterói inaugura unidade do Projeto Gerson na Região Oceânica

A Prefeitura de Niterói inaugura neste sábado (15), às 10h, mais um núcleo do Projeto Gerson. A iniciativa, uma parceria entre a Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude de Niterói e o Instituto Canhotinha, beneficia crianças e adolescentes que vivem em lugares de vulnerabilidade por meio de aulas de futebol gratuitas. A nova unidade do projeto será no Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis, na Quadra da Barreira, Praça Osíris, na Região Oceânica.

“Consideramos a parceria com o Projeto Gerson extremamente importante por proporcionar a transformação da vida de jovens e suas famílias. Essa mudança se dá pelo acesso a práticas esportivas, culturais e de lazer, somadas às políticas de educação, saúde, saneamento e assistência social, sendo a base da construção de uma efetiva política de segurança baseada nos valores da cultura de paz, como nos apontam a Agenda 2030 da ONU”, resume a coordenadora de Políticas Públicas para a Juventude de Niterói, Luisa Assumpção.

São ao todo dez núcleos espalhados pela cidade, beneficiando mais de 1400 alunos: Ponta D’Areia, Caramujo, Engenhoca, Barreto, Jurujuba, Largo da Batalha, Maruí Grande, Santa Bárbara e Piratininga. Para participar, a criança ou adolescente precisa estar matriculado na rede pública de ensino e ter entre 5 e 16 anos. O projeto se adequa ao horário escolar do aluno: caso ele estude de manhã, pode participar de tarde ou então o contrário.

O Projeto Gerson oferece também uma parceria com a Unimed, com serviços odontológicos e também passa por atividades pedagógicas e gastronômicas. Além disso, os professores são ex-jogadores de futebol e professores de educação física.