Prefeitura de Niterói promove workshop gratuito de Cerimonial e Organização de Casamentos

Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) da Prefeitura de Niterói promoveu nessa quinta-feira (15), um workshop gratuito de Cerimonial e Organização de Casamentos, realizado das 8h às 18h, no Solar do Jambeiro, no Ingá.

A prioridade na inscrição foi para as mulheres atendidas pelos aparelhos da Coordenadoria, mas as vagas também foram oferecidas para o público em geral. “Para que a gente consiga retirar a mulher desse ciclo de violência, ela precisa ter uma forma de sobrevivência, ser capaz de se manter. Por isso, o nosso eixo de empreendedorismo foca na capacitação como carro-chave, para garantir a autossuficiência econômica da mulher. Nosso curso de capacitação têm o objetivo de garantir o rompimento desse abuso em função da dependência econômica da mulher”, explicou Yasmin Pimenta, diretora de Projetos da Codim.

O workshop conferiu certificado de participação. As inscritas aprenderam tudo o que é preciso para ingressar no mercado de casamentos, trabalhando como cerimonialistas, assistentes ou recepcionistas.

“Nossa intenção é compartilhar o conhecimento com as mulheres que estão vivenciando uma situação de violência para que elas tenham condições de sonhar e de realizar sonhos por meio do curso de cerimonialista. É a primeira vez que trabalho com esse tipo de público e está sendo uma honra participar do projeto de capacitação da Codim. Com certeza, o mercado de eventos está aquecido e será uma excelente oportunidade de renda para essas mulheres”, explicou a cerimonialista Luciana Jordão, que ministrou o workshop. A profissional trabalha há14 anos com organização de casamentos no Brasil e no exterior.

A gerente do Programa Mulher Líder da Codim e responsável pelo workshop, Carla Tavares, ressalta que as parcerias estratégicas são fundamentais para ampliar e diversificar a oferta de vagas no Programa de Capacitação da Codim.

“O eixo de empreendedorismo dentro da Codim é um pilar estruturante de todo o trabalho da coordenadoria. Um dos projetos mais conhecidos nossos é o Mulher Líder, que tem o objetivo de ajudar as mulheres para que possam colocar em prática suas ideias de negócio de forma organizada e profissional, buscando potencializar e consolidar o propósito da empresa, apresentando ferramentas para planejar, gerir e promover a sustentabilidade dos negócios. Tudo é pensado para promover autonomia econômica às mulheres para que elas tenham condição de romper com o ciclo de violência. Por meio de políticas públicas elaboradas pela Codim, estamos planejando a inauguração de um coworking para o ano que vem, além de já termos uma linha de crédito para as mulheres, entre outras iniciativas que as ajudem a se reestruturar”, explica Carla Tavares, coordenadora de Empreendedorismo e Inovação da Codim. Daniele Seixas, que divide a coordenação de Empreendedorismo com Carla Tavares, concorda: “Nós entendemos que a mulher deve ser acolhida em todas as suas necessidades, inclusive na parte de empregabilidade. O curso de cerimonialista surgiu da ideia de inserir essas mulheres no mercado de trabalho. Sabemos que o empreendedorismo é uma via importante para garantir o sustento de muitas. Para além desses cursos, também procuramos parcerias com empresas para reinserir essas trabalhadoras no mercado”.

Além da parte teórica, as participantes puderam simular, na prática, a organização de um casamento, com direito à noiva, fotos e vídeos. “Estou adorando o curso. Ele é completo: vai desde a história de como surgiu o casamento até a parte prática que nos dá toda a noção de como conduzir uma cerimônia. Vai me ajudar muito a incrementar meu trabalho”, afirma a aluna Dafne Rocha, que já trabalha com eventos e viu no curso uma oportunidade de ampliar o leque de atuação.