Clin amplia número de projetos sustentáveis em Niterói em 2022

A Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) vem aumentando significativamente, todos os anos, o número de projetos sustentáveis. Neste ano, a Clin lançou o projeto “Carbono Zero” e busca ser modelo de empresa pública sustentável. Como parte do projeto de modelo de empresa sustentável, a empresa também investe no reflorestamento de Niterói. A cada ano, a companhia produz 100 mil mudas de espécies variadas e o trabalho é todo coordenado e realizado pelos próprios funcionários da empresa. A Clin conta que já reflorestou 10 dos 22 hectares do Morro Boa Vista, no bairro São Lourenço.

“O projeto Carbono Zero é um grande desafio para buscarmos a certificação internacional que levará a Companhia a um patamar diferenciado e referência em sustentabilidade. Outro importante objetivo é ampliar nas comunidades o serviço de coleta seletiva” destacou, o presidente da Clin, Luiz Fróes.

Uma importante iniciativa de política ambiental da Companhia se deu em 2019, quando a empresa fez uma mudança radical, ao iniciar a troca de toda sua frota de 52 veículos, entre caminhões, vans, micro-ônibus e o maquinário de roçadeira e retroescavadeira. A frota atual de veículos da empresa segue o rigoroso sistema de normas internacionais de baixa emissão de gases.

Os últimos dados da Clin reforçam que, a cada ano, com o aumento da implantação de projetos sustentáveis na empresa, cresce a quantidade de resíduos recicláveis recolhidos. Enquanto em 2021 foram recolhidas 3.373,26 toneladas de resíduos recicláveis, este ano, o número foi de 4.797,80 toneladas. Ou seja, projetos como Coleta Seletiva nas escolas, “Clin Comunidade Sustentável”, “Porta a Porta” e Ponto de Entrega Voluntária (“PEV´s”), estão sendo ampliados e os resultados, segundo a Clin, estão aumentando. Em comparação a 2017, ano que iniciaram novos os projetos sustentáveis, o número de recicláveis coletados no município pela companhia teve um aumento de 43%.

“Para a Clin significa muito, poder ampliar e melhorar a coleta seletiva nas comunidades, pois, estamos melhorando a qualidade de vida das pessoas e facilitando um serviço público que deve estar disponível para todos”, ressaltou o Luiz Fróes.

O projeto “Coleta Seletiva nas Escolas” atende toda a rede municipal de Niterói e monitora o volume de resíduos descartados para reciclagem, na intenção de que os alunos sejam multiplicadores dessas ações de sustentabilidade. Por meio de palestras educativas, a equipe de educação ambiental da Clin vai até a unidade escolar e orienta alunos, professores e funcionários sobre a importância do descarte correto de resíduos produzidos. O Projeto de Coleta Seletiva nas Escolas foi iniciado no ano de 2019, porém em função da pandemia, o projeto foi suspenso.

Em 2022 as atividades retornaram e hoje conta com 74 escolas capacitadas, totalizando um número de 12.780 alunos e 1.287 professores e funcionários, de acordo com relatório da empresa.

A Clin informa que, atualmente, todas as regiões da cidade são atendidas pelo projeto de coleta seletiva. Alguns bairros, tais como Camboinhas, Itaipu, Itacoatiara, São Francisco e Charitas, não necessitam de cadastro para serem incluídos no programa. Para os demais bairros ainda há a necessidade de cadastro e, para se cadastrar é simples: por telefone ou pela internet. O cadastro pode ser feito por telefone (0800-367-9100) ou internet (www.clin.rj.gov.br/?a=ouvidoria).