Prefeitura de Niterói inaugura 20º núcleo do 60UP, no Rio do Ouro

Nesta segunda-feira (16), a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), inaugurou mais um núcleo do projeto Niterói 60UP, dessa vez no Rio do Ouro. O objetivo do projeto é oferecer atividades de ginástica gratuitas para o público maior de 60 anos. Só em janeiro, este é o segundo núcleo inaugurado, completando 20 núcleos espalhados pela cidade desde que o projeto foi lançado, em setembro do ano passado.

O projeto Niterói 60 UP visa oferecer ao público idoso da cidade diferentes atividades, como ginástica, dança de salão, rodas de conversa e o coral Avós do Canto, em datas e horários específicos nos diversos pontos da cidade. O objetivo é aumentar a qualidade de vida dos idosos em Niterói, já que a cidade é uma das que possuem maior porcentagem de população acima de 60 anos no país.

O novo núcleo, no Rio do Ouro, fica na Praça Manoel Antunes Filho (Est. Velha de Maricá com Rua Jorge Rachid e o Trevo do Rio do Ouro). No local, são oferecidas aulas de ginástica voltada para o público idoso, mas é aberto a quem quiser participar. Nesta semana, o horário das aulas será das 8h30 às 9h30. A partir da semana que vem, a aula começará às 7h e irá até às 8h. A inscrição pode ser feita no local, na hora da atividade.

De acordo com o secretário municipal do Idoso, José Antônio Fernandez (Zaf), esta é mais uma meta cumprida da secretaria, que tem como um dos objetivos a oferta de atividades que ofereçam o bem-estar a esse público, o que é fundamental para a sua qualidade de vida e a redução de gastos com saúde.

“Para muito além da atividade física, esses núcleos oferecem atividades que proporcionam a socialização desse público. A nossa intenção é permitir essa interação. Fazer com que os idosos possam sair de casa, conversar, conhecer pessoas novas… Nosso objetivo principal é promover a qualidade de vida, pela socialização, oferecendo a eles, também, uma forma de se exercitar e não ficar parado, o que também contribui para a sua saúde”, explica.

O secretário destaca também a importância de um projeto com o objetivo de aumentar a qualidade de vida dos idosos em Niterói, já que a cidade é uma das que possuem maior porcentagem de população acima de 60 anos no país, com 18% da população sendo idosa.

Ainda segundo o secretário, um dos planos para a sua gestão é incluir uma agenda com oferta de passeios gratuitos, que levarão os idosos aos pontos turísticos e atividades culturais de Niterói e do entorno.

Serviço: Núcleos de ginástica do Projeto Niterói 60UP

Icaraí – calçadão da praia, em frente à Rua Miguel de Frias (de segunda a sexta, às 7h)
Santa Bárbara – praça (de segunda a sexta, às 7h)
São Lourenço – Igreja de Sant`Anna (de segunda a sexta, às 7h)