Prefeitura de Niterói vai expandir o Programa Aprendiz Musical para quase 50 escolas da rede

A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa, vai expandir o Programa Aprendiz Musical que passará a abranger 49 escolas da rede municipal e beneficiar mais de 7.500 alunos. Nesta segunda-feira (27), os diretores das escolas estiveram reunidos com a equipe do programa para uma apresentação de expansão que tem previsão para iniciar ainda no primeiro semestre de 2023.

O secretário de Ações Estratégicas, André Diniz, explica que o programa existe há 22 anos e é uma oportunidade de transformar crianças e jovens com a linguagem da música.

“Fizemos uma apresentação geral do que vai ser o novo Aprendiz em que vamos chegar a mais de 7,5 mil alunos em praticamente todas as escolas. Por orientação do prefeito Axel Grael, viemos mostrar toda a excelente infraestrutura que o programa terá. A cidade tem muito a ganhar com isso. Será o maior Aprendiz de todos os tempos, nesses 22 anos. É uma bela oportunidade para que as crianças e jovens possam ou seguir o caminho da música e fazer parte de um programa que tem tanto êxito no desenvolvimento socioeducacional do aluno”, conta o secretário.

André destaca, ainda, que, no futuro, “o programa terá três sedes: uma na Região Oceânica, outra na Zona Norte e outra no Centro da cidade, com bolsas para os alunos se aperfeiçoarem, com cursos de empreendedorismo e cursos para capacitá-los a participarem de concursos de música e os da orquestra se preparando para o vestibular”.

O Aprendiz promove a educação musical para crianças e jovens do município com até 24 anos e tem como missão a formação integral e cidadã por meio da música, garantindo o acesso à cultura e às artes em sua formação, produção e difusão.

A história do coordenador João Victor Reis se mistura com a do programa. Ele ingressou, no Aprendiz, aos 11 anos de idade quando ainda era aluno da Escola Municipal José de Anchieta, no Caramujo.

“Estudei violino e depois viola, até que eu me ausentei uns meses para fazer faculdade. Assim que comecei a faculdade, retornei. Fui assistente de produção e depois professor. Atuei como professor por 11 anos, até o ano passado, de 2011 a 2022, quando eu comecei na coordenação do programa”, conta.

João detalha a ampliação do projeto e como isso vai impactar na vida das crianças da cidade.

“Estamos ampliando para 49 escolas da rede. Nosso objetivo é que todas as escolas tenham pelo menos uma atividade do programa acontecendo: seja iniciação musical, seja canto coral, sejam instrumentos. Atualmente, o objetivo é alcançar 7.500 alunos. Não tem requisito, é só querer, ser frequente e responsável. A iniciação musical acontece dentro da sala de aula, no período letivo normal, no ensino regular, e faz parte da grade curricular. Já as aulas de canto coral e instrumentos acontecem na complementação de turno, às quartas-feiras”, reforça o coordenador.

A previsão é que a expansão aconteça ainda no primeiro semestre deste ano. Atualmente, 2,1 mil crianças, moradoras de Niterói, têm aulas gratuitas de iniciação musical, prática de instrumentos de cordas, sopros e percussão e canto e coral. Cerca de 1,9 mil estão na iniciação musical e 200 nos módulos avançados do programa. A expectativa é chegar a 600 estudantes nos módulos avançados, que acontecem fora da grade curricular regular. O objetivo é o desenvolvimento da criança de uma forma completa que passa pela parte motora, psíquica, sensorial, criativo, afetivo, racional e social, por meio de atividades lúdicas que envolvem o cantar, tocar, dançar e escutar.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support