Prefeitura de Niterói entrega bolsas produzidas por artesãs com material reciclado

A Prefeitura de Niterói realizou, nesta terça-feira (7), uma entrega de bolsas que foram produzidas pelas artesãs da economia solidária, ligadas à Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES), com o material plástico reciclado para o Plaza Shopping. O material produzido será recebido pelo shopping, que desde 2016 faz a separação da matéria-prima, para distribuição de brindes em ocasiões escolhidas pelo centro comercial.

O secretário de Assistência Social e Economia Solidária, Elton Teixeira, ressaltou que a parceria é uma importante forma de aproveitar a mão de obra e incentivar o trabalho das artesãs da Economia Solidária.

“Essa parceria foi muito importante para mostrar a capacidade das nossas artesãs e também um desafio de criar produtos diferentes com o material reciclável. Além disso, reutilizar materiais que, na teoria, seriam descartados, é uma premissa do governo que trabalha em diversas frentes na cidade com a promoção da sustentabilidade”, contou o secretário.

O subsecretário de Economia Solidária, Maicon Carlos, acompanhou a entrega das bolsas e destacou que “a parceria com o Plaza Shopping fortalece a economia solidária, estimula a geração de renda através da ressignificação dos resíduos sólidos por meio do trabalho coletivo, autogestionário e sustentável. Temos certeza que é apenas o início de muitos outros projetos que faremos em conjunto”.

A parceria teve uma primeira conversa, ainda em 2022, quando a gerente do shopping procurou a equipe da Casa Paul Singer de Economia Solidária, da Prefeitura de Niterói, para saber o que dava para produzir com o material que a cooperativa do Plaza já separava e destinava como descarte seletivo.

Marilda Bravo, integrante do Fórum de Economia Solidária, desde 2019, trabalha com tecelagem manual e foi quem organizou o grupo, com outras duas mulheres da Casa Paul Singer, para a produção das bolsinhas.

“Estivemos no shopping e conhecemos o trabalho da cooperativa e também os tipos de materiais que eram separados. Selecionamos o plástico que embala os produtos que chegam para as lojas. A partir daí, transformamos o plástico recebido em um rolo de fios que são aplicados no tear para dar vida às necessaires”, explicou Marilda.

A produção é feita em parceria com duas outras artesãs, Sabrina Sant´Anna e Patricia Alexandra dos Santos Nascimento. Patrícia já era funcionária da Casa Paul Singer e nunca tinha trabalhado com artesanato.

“Comecei fazendo uma oficina de tear, aprendi a fazer um tapetinho, gostei e procurei fazer o curso com a Marilda. Há uns meses, ela deu a ideia de fazer essa parceria com o Plaza e estamos juntas nesse trabalho. Eu cheguei para trabalhar na Casa Paul Singer sem nunca ter feito artesanato e tomei gosto. Hoje já faço parte da economia solidária e do Fórum”, disse Patricia.

Ao todo, foram encomendadas 100 bolsinhas totalmente feitas com o plástico doado pelo shopping. O produto é sustentável e, por ser feito de plástico, pode ser molhado. A produção tem baixo custo para as artesãs que, além do material da doação, utilizam apenas zíper e do fio de urdidura, específico para o tear que é um equipamento utilizado no trabalho manual e serve para fazer diversos produtos como quadros, tapetes, bolsas, mochilas, redes, cortinas, caminhos de mesa e muitos outros.

A ideia é que a parceria dê frutos e novos produtos sejam comercializados a partir do material que possa ser reaproveitado como embalagens em pet, alumínio, tampas de garrafa e caixas tetrapak.

“A gente entende a responsabilidade de um empreendimento do tamanho do Plaza Niterói nas questões ambientais e sociais. É por isso que, sempre que possível, procuramos nos envolver em ações que impactam positivamente a cidade e a população local. As necessaires representam um pouco do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo desses sete anos. Desde 2016, o Projeto Plaza Verde já reciclou mais de duas mil toneladas de lixo”, contou Silvia Almeida, coordenadora de Experiência do consumidor.

Casa da Economia Solidária Paul Singer – Criada em julho de 2019, o local é o primeiro centro público municipal de referência em economia solidária no Estado do Rio. O objetivo é que seja um espaço de acolhimento, formação, capacitação e orientação aos empreendedores da economia solidária, cooperativas e associações, que recebe trabalhadores de Niterói e de municípios vizinhos.

A Casa conta com um espaço de comercialização, onde diversos produtores podem expor e vender seus produtos feitos de maneira artesanal, como roupas, mel, sabonetes, itens de casa etc. Além disso, o local possui uma sala de atendimento psicossocial e uma área destinada ao Fórum de Economia Solidária, sendo gerenciada de maneira compartilhada, com recursos de convênio firmado com o Ministério do Trabalho/Secretaria Nacional de Economia Solidária.

A Casa da Economia Solidária Paul Singer fica na Avenida Amaral Peixoto, 901, Centro. Informações pelo telefone (2717-8350).