Brasil e Portugal: prefeitos se reúnem e estreitam relação entre as cidades

O prefeito de Niterói, Axel Grael, recebeu em seu gabinete o prefeito da cidade portuguesa de Braga, Ricardo Rio, nesta terça-feira (21). Desde junho, as cidades ratificaram o acordo de cidade irmãs que estabelece algumas parcerias comerciais e a troca de informações para impulsionar e fomentar novos negócios.

O prefeito Axel Grael destacou a similaridade entre as cidades e as possibilidades que estão sendo pensadas.

“É um prazer receber, em Niterói, o prefeito Ricardo Rio, que nos recebeu tão bem em Portugal e agora temos a oportunidade de retribuir. A sinergia entre as cidades é muito grande, há muitas famílias niteroienses morando em Braga e na Região do Minho, então há uma proximidade natural. Nossas economias são complementares e temos interesse em algumas iniciativas bem sucedidas de Braga que poderiam ser aproveitadas aqui, em particular a Investe Braga. Acabamos de enviar o ballet de Niterói para uma apresentação na cidade portuguesa. Temos buscado algumas parcerias e vamos encaminhar empresários do ramo cervejeiro de Niterói que tem interesse em internacionalizar suas empresas, além de pensar em parcerias nas áreas de startup e cultura”, disse Axel.

Ricardo Rio, prefeito da cidade portuguesa, contou que vem acompanhando o trabalho a distância e que aproveita a oportunidade para conhecer os pontos turísticos da cidade e os projetos de perto.

“Tem sido uma parceria de muito sucesso, com muitas ações e projetos concretos que temos trabalhado ligados à cultura, desenvolvimento econômico, componentes da educação e inovação. É com muito entusiasmo que tenho acompanhado à distância o trabalho que tem sido feito em Niterói e que hoje tenho a oportunidade de conhecer ao vivo nessa cidade maravilhosa e também ver muitos desses projetos que o prefeito e a gestão estão desenvolvendo”.