Prefeitura de Niterói e governo do estado discutem parceria para recuperar lagoas da Região Oceânica

O prefeito de Niterói, Axel Grael, se reuniu, nesta quarta-feira (12), no Palácio Guanabara, com o vice-governador do Rio, Thiago Pampolha, para falar sobre ações conjuntas entre município e estado para a recuperação do sistema lagunar da Região Oceânica. O prefeito explicou que levou para o encontro com o vice-governador projetos para as lagoas de Itaipu e Piratininga.

“Temos um convênio de cogestão das lagoas com o governo do estado, com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA). A gente tem buscado as soluções para a recuperação deste sistema lagunar. Temos duas ações que são muito importantes: uma no canal de Itaipu, que liga a Lagoa de Itaipu com o mar e o túnel do Tibau; e outra é o Canal de Camboatá. Estamos aqui buscando soluções e construindo uma forma de desenvolver esses projetos em parceria”, afirmou Axel Grael.

O prefeito ressaltou que as soluções que estão sendo pensadas e desenvolvidas em conjunto com o governo do estado terão um efeito muito relevante na recuperação do sistema lagunar da Região Oceânica. Axel Grael afirmou que a revitalização das lagoas de Itaipu e Piratininga é muito importante para o estado e fundamental para a cidade de Niterói.

O vice-governador Thiago Pampolha destacou que a disposição do governo do estado é trabalhar em conjunto com a Prefeitura de Niterói.

“Quero agradecer a visita do prefeito Axel Grael e da equipe da Prefeitura de Niterói. Teremos o melhor ânimo de cooperação e de ação conjunta. Isso é fundamental para recuperar esse sistema lagunar. A Prefeitura e o governo do estado, em conjunto, podem recuperar este sistema tão importante para a população de Niterói. Estamos trabalhando em sinergia para viabilizar esses projetos”, concluiu Thiago Pampolha.

Além do prefeito Axel Grael, participaram da reunião no Palácio Guanabara o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Vicente Temperini; o secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Rafael Robertson; o secretário regional da Região Oceânica, Binho Guimarães; e a coordenadora do Programa PRO Sustentável, Dionê Marinho. Pelo governo do estado, também esteve presente no encontro o presidente do INEA, Philipe Campello Costa Brondi da Silva.

Fotos: Luciana Carneiro