Castramóvel da Prefeitura de Niterói chega ao Sapê para castração gratuita de cães e gatos

Os donos de cães e gatos do Sapê terão opção de castrar seus bichinhos de estimação gratuitamente no castramóvel do Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD) da Prefeitura de Niterói. O agendamento das cirurgias será no próximo sábado (15), às 9h, na sede do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), localizado no bairro.

Para fazer o agendamento é necessário apresentar original e xerox da identidade e do CPF e comprovante de residência com endereço no bairro Sapê em nome do responsável pelo animal. Não haverá cadastro de reserva. No dia da inscrição não precisa levar o animal.

Quem se inscrever assistirá a uma palestra sobre cuidados após a castração e seus benefícios. As cirurgias agendadas serão realizadas entre os dias 18 de abril e 2 de junho. Todos os pets receberão um implante de microchip, no qual ficarão armazenados os dados do animal e do tutor, além de uma medalhinha com um QRcode para colocar na coleira, que também terá as informações do cão ou gato caso se perca de seu dono.

Para ser operado o animal precisa ter mais de 4 meses e menos de 6 anos e menos de 25 quilos. A cirurgia não é realizada em cães das raças pug, bulldog, shitzu e boxer e gatos persas ou de raças exóticas.

“Estaremos no Sapê com o castramóvel para atender principalmente os moradores das comunidades locais. Simultaneamente, implantaremos o projeto de educação animalista nas escolas municipais do bairro, levando para crianças e adolescentes os conceitos de proteção animal de forma lúdica”, afirma Marcelo Pereira, coordenador de Proteção Animal da Prefeitura de Niterói.

O IFRJ fica na Estrada Washington Luís, 1411, Sapê.

Fotos: Luciana Carneiro