Prefeitura de Niterói forma mais uma turma de guardas municipais

A Prefeitura de Niterói realizou, nesta sexta-feira (14), na Cidade da Ordem Pública, no Barreto, a cerimônia de formatura de mais 74 guardas municipais. Os novos agentes fazem parte da décima-primeira turma formada pela Guarda Municipal desde 2013. Também se formaram cinco guardas municipais de Cachoeiras de Macacu, no interior do estado, que fizeram o curso de formação profissional em Niterói em razão de um convênio entre as duas cidades.

Para julho, está prevista a formatura de mais uma turma, desta vez com 36 agentes. A Prefeitura de Niterói vai realizar, no segundo semestre deste ano, um concurso público para a Guarda Municipal. Hoje, a corporação tem 754 agentes e o objetivo é chegar a mil até o fim de 2024.

O prefeito Axel Grael participou da solenidade de formatura e destacou a excelência na formação dos guardas municipais de Niterói.

“O conteúdo do curso de capacitação profissional é o segredo da qualidade da Guarda Civil Municipal de Niterói. Todos estão aqui por mérito e por acreditarem na própria vocação para exercer esta função tão importante. Em 2013, a Guarda tinha cerca de 200 homens e uma infraestrutura precária, com falta de equipamentos e de viaturas. Investimos no fortalecimento da corporação, adquirimos equipamentos e apostamos em tecnologia. Vamos chegar a mil guardas municipais até o fim de 2024. Temos buscado de forma incessante melhorar as condições de trabalho dos nossos guardas municipais e assim vamos continuar porque reconhecemos a importância da atuação destes profissionais”, afirmou Axel Grael.

O secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, ressaltou que a formatura de mais uma turma de guardas municipais é resultado de muito trabalho.

“Esta é uma turma muito especial de formandos, que teve um excelente desempenho no curso de formação. Temos uma ótima equipe de professores e instrutores que capacitam nossos futuros guardas municipais com muita qualidade. Como servidores públicos, somos avaliados o tempo todo. Por isso, temos plena consciência de que precisamos dar o que o cidadão de Niterói espera de nós”, afirmou Paulo Henrique de Moraes.

O inspetor-adjunto da Guarda Municipal de Niterói, Paulo Brito, disse que, ao longo de 10 anos, com o aumento do efetivo, a corporação passou a ter uma atuação mais eficiente.

“Começamos a atuar em um número maior de áreas da cidade graças ao aumento do nosso efetivo. A intenção é sempre prestar um serviço de qualidade para o cidadão de Niterói. Queremos que a população possa contar sempre com a Guarda Municipal. Estamos muito próximos ao cidadão. A população de Niterói abraça muito e tem um carinho enorme pela Guarda. Somos muito parceiros”, acrescentou Paulo Brito.

Fotos: Luciana Carneiro