Niterói concorrerá ao Programa Cidades à Frente

O prefeito de Niterói, Axel Grael, participou nesta quinta-feira (27) do lançamento do Cidades à Frente, programa do Departamento de Estado dos Estados Unidos que tem como objetivo apoiar municípios da América Latina e Caribe na implementação de ações voltadas à sustentabilidade, inclusão e resiliência. Além de capacitar gestores locais, o programa abrirá oportunidades para que as cidades busquem investimentos e financiamentos que viabilizem suas iniciativas na agenda. O anúncio oficial do programa ocorreu durante a Cúpula das Américas, que reúne mais de 250 prefeitos em Denver, no Colorado.

“Vamos inscrever Niterói e incentivar a inscrição de outras cidades neste programa que enfrenta dois dos principais desafios de muitos municípios brasileiros, que é o planejamento e a obtenção de recursos para investimentos em ações que promovam o desenvolvimento sustentável com justiça social”, disse Axel Grael, que também é vice-presidente de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

“A Cúpula das Américas, um esforço das cidades para fortalecer suas ações em resiliência e sustentabilidade, possui um caráter urgente de compromissos nesta emergência climática que estamos vivendo. Os eventos extremos, como chuvas torrenciais e secas prolongadas, estão cada vez mais recorrentes. Niterói ao ser convidada a participar e trazer suas experiências em governança climática, se mostrou uma referência internacional para os demais municípios protegerem seus habitantes”, disse Luciano Paez.

O prefeito viajou a convite do governo dos Estados Unidos, organizador da Cúpula das Cidades, para apresentar experiências municipais inovadoras e bem sucedidas nas áreas de inclusão e sustentabilidade. Ele está em Denver acompanhado dos secretários do Clima, Luciano Paez, e do Escritório de Gestão de Projetos (EGP), Katherine Azevedo.

Mais sobre o Cidades à Frente – As cidades participantes da América Latina e Caribe irão desenvolver planos de ação locais focados nas prioridades de cidadãos e trocarão experiências com municípios dos Estados Unidos. Um dos princípios do programa é priorizar que as iniciativas desenvolvidas pelos participantes do Cidades à Frente priorizem pessoas em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é uma parceria do Governo dos Estados Unidos com o Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade.