Aprendiz Musical realiza concerto acessível no Theatro Municipal de Niterói

Na próxima quarta-feira (7), o programa Aprendiz Musical vai realizar a primeira apresentação do ano com a participação de alunos das Orquestras e do Coro Aprendiz. No repertório, o grupo apresentará obras muito conhecidas pelo público e, pela primeira vez, contará com a inclusão de recursos de acessibilidade para o concerto, com tradução em libras e audiodescrição.

Mantido pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa, o programa – uma das mais importantes iniciativas de desenvolvimento social, por meio da arte, ativas no país – está completando 22 anos em 2023. O Aprendiz Musical passa por uma expansão significativa em suas atividades e na quantidade de alunos atendidos. A iniciativa gratuita tem sido responsável por proporcionar formação a alunos de todas as idades, que têm suas vidas e as de suas famílias transformadas pela música, com acesso à cultura e às artes.

Para a apresentação no Theatro Municipal, foi preparado um repertório com peças eruditas e populares, como explicou o maestro Evandro Rodriguese.

“Neste primeiro concerto do ano, teremos obras muito conhecidas do grande público e outras pouco executadas por orquestras jovens no Brasil. Estamos com dois grupos orquestrais. Um com alunos que estão passando pela experiência de tocar num organismo sinfônico pela primeira vez e outro com alunos mais experientes. Ambos tocarão juntos ao final com o Coro Aprendiz. Entre os compositores, as orquestras apresentarão obras de Mozart, Tom Jobim, Brahms e Debussy. Está imperdível!”, destacou o maestro, que está há 11 anos no Aprendiz.

Ainda segundo Rodriguese, o primeiro grupo executará duas danças alemãs de Mozart, muito ouvidas nos bailes imperiais austríacos do século XVIII, que fazem um contraponto à prestigiada ‘Garota de Ipanema’, de Tom Jobim. Para festejar os 190 anos de Brahms, a plateia ouvirá as famosas ‘Danças Húngaras, n.1 e n.5’, e de Debussy, compositor pouquíssimo tocado por orquestras jovens no Brasil, serão levadas ao palco suas imortais Clair de Lune e Rêverie. Ao final, o Coral se une às orquestras para apresentarem obras do cancioneiro popular e folclórico.

Durante o espetáculo, o público poderá contar com os recursos de tradução em libras e de audiodescrição, este último importante para que pessoas com deficiência visual possam construir as imagens mentais a partir de toda a descrição, enquanto o público está entrando, da ambientação do Theatro: há explicação sobre o local histórico e os elementos que o compõem, como chão, poltronas e teto. Durante o espetáculo, as informações são relativas a todo o conteúdo visual, com explanação sobre o maestro, os instrumentos (nomes, quantidade, localização), disposição dos elementos e uma pincelada nas questões mais importantes.

De acordo com o coordenador pedagógico do programa, João Victor Reis, o Aprendiz Musical é parte importante da formação dos jovens que dele participam.

“Esse concerto simboliza a retomada de valores muito importantes para o Aprendiz, como o fortalecimento da conexão com as famílias e com a cidade, o comprometimento com o processo artístico-pedagógico e o incentivo à prática coletiva. É um momento importante na formação destes alunos não apenas pela oportunidade de se apresentarem em um palco histórico tão representativo, mas de vivenciarem a sensação de pertencimento. É o espaço deles”, disse o coordenador.

Serviço:

1º concerto do ano do Aprendiz Musical – Coro Aprendiz, Orquestra Experimental Aprendiz e Orquestra Aprendiz Musical

Data: 7 de junho (quarta-feira)

Horário: 19h

Ingresso: R$ 2 (inteira) e R$ 1 (meia-entrada)

Local: Theatro Municipal de Niterói

Endereço: Rua XV de Novembro, 35 – Centro, Niterói