Prefeitura de Niterói apresenta políticas públicas de Urbanismo e Mobilidade sustentável em Barcelona

A Prefeitura de Niterói está sendo representada no Congresso Internacional de Mobilidade Urbana, pelo secretário de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, em Barcelona, Espanha. O evento é organizado pela União Internacional de Transportes Públicos (UITP) e finalizou nesta quarta-feira (7).

O secretário Renato Barandier participou de uma das mesas para falar sobre as experiências de Niterói. O painel foi apresentado na Universidade Politécnica da Catalunha.

“Participei de um painel promovido pela Comissão Europeia e pelo Programa Euroclima no Congresso apresentando nossas políticas públicas de Urbanismo e Mobilidade sustentável. Niterói teve a oportunidade de apresentar suas experiências na integração de transportes, desde a criação da Secretaria de Urbanismo e Mobilidade, há 10 anos, que reúne de forma inovadora as políticas de transporte e uso do solo no Brasil”.

O secretário ainda abordou, durante a apresentação a integração da política de tarifas ônibus/barca onde o usuário tem desconto no uso dos dois modais, a integração física da Transoceânica com a Estação de Charitas e apresentou o atual projeto de revitalização da Orla do Centro que vai criar um grande espaço público de mobilidade de alta qualidade que vai integrar o Terminal João Goulart com o Terminal das Barcas, além de atrair moradia para o entorno desses terminais com o objetivo de licenciar 3 mil unidades habitacionais nessa área.

O evento é considerado um dos mais importante do mundo na área de transporte. Também conhecido como “Global Public Transport Summit”, o congresso aborda temas como mobilidade sustentável, redução da emissão de poluentes nos meios de transporte, inovações tecnológicas e operacionais, acessibilidade no transporte público, entre outras medidas que contribuem para o desenvolvimento de cidades inteligentes ao redor do mundo.