Prefeitura de Niterói inicia entrega dos cartões da Moeda Social Arariboia

A Prefeitura de Niterói começou, nesta segunda-feira (26), a entrega dos cartões da Moeda Social Arariboia para as novas famílias beneficiadas. O calendário se divide de acordo com a letra inicial do nome do responsável do cadastrado. A retirada acontece no Clube Canto do Rio, entre 9h e 17h, até quinta-feira (29). A lista com os nomes dos beneficiados está disponível para ser consultada no site: https://www.niteroi.rj.gov.br/arariboia/. Após um ano e meio, o programa de transferência de renda permanente da Prefeitura de Niterói já injetou R$ 166,4 milhões na economia local.

No início de junho, o Prefeito de Niterói, Axel Grael, anunciou a ampliação do programa que vai atingir mais de seis mil famílias, passando a contemplar quase 37 mil famílias. No total, são cerca de 92 mil pessoas beneficiadas. Por mês, a Prefeitura vai investir R$ 16,5 milhões que podem ser gastos em comércios e serviços.

Ana Caroline Celestino Ramos, 26 anos, moradora de Santa Bárbara, é uma das novas beneficiárias da Moeda que esteve nesta segunda (26) para pegar seu cartão.

“Eu tenho um filho de nove meses e somos só eu e ele. No momento não estou trabalhando. É muito importante esse projeto. A Moeda Social vai me ajudar muito porque ele está começando agora a introdução alimentar, então tem que comprar as frutinhas, o remédio, então ajuda bastante”, contou a mãe do Calebe.

Desempregada desde o final de 2020, Aldaly Feitosa é casada e tem 41 anos. Desde então, não conseguiu voltar ao mercado de trabalho e agradeceu a iniciativa da Prefeitura com a Moeda Social.

“O Arariboia chegou para ser uma benção na nossa vida, na minha vida e na vida de muitas pessoas. Fiquei surpresa quando meu nome apareceu na lista. Foi muita alegria e agradeço muito. Chegou no momento certo”, disse Aldaly.

Aumento no valor do benefício – A partir do crédito de julho, as mais de 37 mil famílias já vão receber o benefício com o reajuste de quase 20%, aprovado pela Câmara de Vereadores. Com isso, as famílias passam a receber a partir de 293 arariboias, com o acréscimo de 106 arariboias para cada membro adicional da família (até 6 pessoas). O valor máximo, por família, pode chegar a 823 arariboias para família de 6 ou mais pessoas.

Atualmente, são mais de cinco mil estabelecimentos comerciais cadastrados e aptos a aceitar a Moeda Arariboia pela venda de produtos e serviços. As moedas sociais cumprem um papel fundamental no desenvolvimento das comunidades já que permitem a criação de um mercado complementar e oferecem a possibilidade de se produzir e consumir dentro de um bairro ou município.

Um levantamento mostra que os bairros onde a moeda foi mais utilizada foram: Centro (R$ 56 milhões), Fonseca (R$ 23 milhões) e Largo da Batalha (R$ 16 milhões). Outro dado importante é a forma que o benefício é gasto. Em primeiro lugar, alimentação, seguido de serviços e uso farmacêutico. Ao todo, já foram realizadas mais de 2,1 milhões de transações em arariboia.

Calendário para retirada dos cartões – Os cartões estarão disponíveis para retirada de acordo com a letra inicial do nome do beneficiário, das 9h às 17h, no Clube Canto do Rio, localizado à Avenida Visconde do Rio Branco, 701 – Centro de Niterói. Os cartões serão entregues exclusivamente ao responsável familiar com o CPF e documento com foto, no dia de entrega da primeira letra no nome, conforme quadro abaixo:

Dia 26/06 – A, B e C
Dia 27/06 – D, E, F, G, H e I