Corredor das Artes, na Prefeitura de Niterói, recebe a exposição “Minha Vida em Cores”, do artista plástico Bruno Camargo

A série de mostras do Corredor das Artes, na Prefeitura de Niterói, inaugurou, nesta segunda-feira (03), a exposição “Minha Vida em Cores”, do artista plástico Bruno Camargo. Esta é a sétima exposição a ocupar o local. A mostra apresenta 20 pinturas que retratam formas e movimentos em cores diversas, quentes e frias.  

O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou a importância que as exposições do Corredor das Artes têm ganhado nas instalações da Prefeitura.

“Quando a exposição anterior do fotógrafo Claudio Fernandes foi retirada daqui para a montagem dessa nova exposição, pude perceber a diferença que tem um projeto como esse para o local. Sem a arte, fica um local árido. Com arte e, sobretudo, cores, ganha mais vida. Hoje eu soube que vários artistas de Niterói estão procurando expor neste espaço, o que mostra que o local está cumprindo um outro papel importante, que é dar oportunidade para os artistas da cidade mostrarem sua arte”, ressaltou o prefeito.

O Corredor das Artes foi desenvolvido em 2021 pela equipe do Cerimonial da Prefeitura especialmente para ser apreciado por quem visita a sala de espera do gabinete do prefeito Axel Grael e dos secretários. A ideia inicial era que todas as mostras que passassem pelo Corredor das Artes seguissem posteriormente para equipamentos da Prefeitura e, desta forma, pudessem ser vistas pela população niteroiense. A exposição do fotógrafo Claudio Fernandes, que tem como temática um passeio pelo Parque Orla Piratininga (POP) e ocupava o Corredor das Artes, estreia nesta terça-feira (04), na Sala Carlos Couto, no Centro.

De acordo com Haroldo Enéas, chefe do Cerimonial da cidade de Niterói, a arte de Bruno agrega beleza e contemplação para o espaço.

“Bruno Camargo é conhecido por sua sensibilidade em captar momentos e expressões através de suas telas. Suas pinceladas registram uma abordagem poética e singular. Através das cores, luzes e sombras, suas telas transmitem emoção e convidam o espectador a mergulhar nas histórias que cada imagem conta. Através dessa exposição, teremos a oportunidade de apreciar o talento de Bruno Camargo como pintor e de refletir sobre os diferentes núcleos e nuances que compõem suas experiências e sua visão de mundo. A mostra pode ser uma viagem visual inspiradora que nos convida a explorar e sentir emoções através das pinceladas desse artista talentoso”, afirmou Haroldo Enéas.

Bruno Camargo se estabeleceu em Niterói depois de anos morando fora do país. O artista conta que sua pintura é influenciada pelo pontilhismo e o expressionismo.

“Depois de uma ausência de quase 60 anos do Brasil, regressei ao país e escolhi Icaraí como meu novo endereço global. Nasci em Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo, amava pintar desde a infância. Todas as minhas concepções artísticas eram então influenciadas pelo que via em museus e livros. Com o passar do tempo, fui especialmente influenciado pela técnica do pontilhismo de Georges Seurat, composições de Gustav Klimt, e também pelos círculos de Wassily Kandinsky. Adotei uma variedade de estilos durante a carreira artística e continuo expressando minha visão do mundo com pinturas coloridas e intensas, uma clara demonstração do meu lado emocional. Cada cor é um pedacinho da minha essência, uma mistura única que traz vivacidade e presença. Assim, sigo pintando minha vida com alegria e emoção, deixando meu mundo mais belo e cheio de gratidão”, conclui o artista.

Fotos: Luciana Carneiro

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support