Decola: mais um projeto para alunos do Programa Aprendiz Musical

O Aprendiz Musical – programa de desenvolvimento social, por meio da arte –, iniciativa mantida pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa, em parceria com a Secretaria de Educação, alcançou novos voos. Ontem  (4) teve início o ‘Decola’, projeto de formação complementar exclusivo para os alunos do Aprendiz.

Uma vez por semana, na Sala Aprendiz, são oferecidos encontros e oficinas com temas relacionados à cultura, às agendas globais de sustentabilidade e a conhecimentos gerais, apresentados a partir de ferramentas e dinâmicas voltadas para educação socioemocional e cidadania.

O objetivo é trabalhar autoconhecimento, gestão da criatividade e desenvolvimento de habilidades. Na aula de hoje, foram apresentados conhecimentos complementares como forma de ampliar o entendimento sobre a sociedade, além de atividades lúdicas, como a construção de uma árvore das reflexões.

A psicóloga Marina Monteiro propôs que cada estudante escrevesse uma carta para ser lida mais para frente, no final do projeto, com pequenas metas. “Pode ser o que a pessoa conseguiu este ano, o que espera conquistar no futuro. Quando os indivíduos se juntam, criam forças. Com a potência de cada um, vamos construir uma jornada. Vou trabalhar com estes jovens as questões socioemocionais, a partir também de atividades coletivas para que eles possam se expressar, trazer questões, dificuldades, neste espaço aberto de construção. Vamos apostar no potencial de cada um deles e tenho certeza de que esse projeto vai ajudar no crescimento deles profissional e pessoal”, explica.

O aluno Alan Ribeiro, de 18 anos, está animado com o Decola: “Achei muito legal este primeiro dia por conta das dinâmicas que chamam a atenção e te faz pensar, refletir sobre o que você vai querer ser amanhã. O que foi falado aqui me motivou a continuar”, disse.

A expectativa é que o jovem encerre a sua participação mais seguro de suas habilidades e da interação com o grupo, assim como mais preparado para lidar com as instituições e com os processos burocráticos e cíveis do dia a dia.